Belletti projeta Copinha e fala sobre início como técnico do sub-20 do São Paulo

174

Gazeta Esportiva

Juliano Belletti dá seus primeiros passos como treinador. Após um período como auxiliar técnico do Cruzeiro, o ex-lateral-direito vive sua primeira experiência no comando de uma equipe e espera iniciar a trajetória com o pé direito em janeiro, com a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Belletti foi o escolhido pela diretoria tricolor para suceder a Alex no comando do time sub-20 do São Paulo. O pentacampeão mundial desembarcou em Cotia em novembro e vem trabalhando incessantemente para que os jovens talentos tricolores possam chegar longe na Copinha, que é a principal competição de base do Brasil.

Publicidade

“Tudo o que eu vivenciei nesse esporte, que é o mais competitivo do mundo, eu consegui aprender muita coisa… mas, mais do que aprender, é preciso saber transmitir esses aprendizados. Nos últimos anos estudei o máximo possível, futebol, técnica, tática, parte física, comportamento, entender a adolescência, para agora, eu, como treinador, dentro do campo, ajudá-los a nível esportivo e também a nível pessoal, porque tem pressão, cobrança por resultados. Meu trabalho é ajudá-los o máximo possível para, na hora que eles estiverem dentro de campo, com a bola no pé, vestindo essa camisa, estarem com confiança de estarem fazendo o melhor que eles podem fazer”, disse Belletti em entrevista à SPFC Play.

O ex-lateral-direito sabe da responsabilidade que tem. Seu antecessor, Alex, foi vice-campeão brasileiro sub-20 logo na primeira temporada à frente da equipe. Já na Copinha e no Campeonato Paulista levou o Tricolor até a semifinal, além das quartas de final do Brasileiro da categoria em 2021. Por isso, Belletti garante que sua rotina recente tem seu resumido à dedicação e estudo.

“Estou fazendo o possível todos os dias, todas as noites, na hora que vou descansar, na hora que estou com a minha família, na hora que estou aqui em Cotia, de pensar no que posso fazer melhor para que os jogadores estejam melhores e mais preparados para a Copinha. Tem frio na barriga, é preciso saber usar isso. Tem expectativa, e é preciso saber usar para que no dia da estreia tudo seja de acordo com o que a gente planeja”, prosseguiu.

Como jogador, Juliano Belletti defendeu o São Paulo entre 1996 e 2002. O lateral-direito, inclusive, foi um dos representantes do clube na Seleção Brasileira que se sagrou campeã mundial na Coreia do Sul e Japão, ao lado de Kaká e Rogério Ceni. Com tantas conquistas relevantes no currículo, o agora treinador espera passar todo o conhecimento que possui sobre o Tricolor e também sobre futebol para que a garotada de Cotia tenha o mesmo sucesso.

“Defendi essa camisa por cerca de seis anos, conheço essa torcida. É uma torcida que ajuda muito, e mais do que nunca essa garotada que está trabalhando bastante para chegar na Copinha e representar o São Paulo vai precisar do torcedor. Confiem que eles serão competitivos, porque esses jovens vão fazer de tudo para representar bem essa instituição”, pontuou.

O São Paulo integra o Grupo 17 da Copinha, ao lado do Centro Sportivo Paraibano, Porto Velho e Marília, que será o anfitrião na chave.

“Os meninos estão com muita vontade de vencer, o nível de competição dos treinamentos é impressionante. Eles estão se preparando, se cuidando, e tendo isso em mente. Objetivo maior é levar alegria para a torcida, não só vencendo, mas apresentando um bom futebol, sendo competitivos, respeitando tudo que é preciso fazer dentro de campo para conquistar a vitória. E a torcida pode ficar tranquila, porque vai ver um time que vai batalhar bastante para ser vencedor nos jogos e também para sair campeão na competição”, concluiu.