Dispensas, transferências, sondagens e busca por reforços; saiba tudo sobre as movimentações do clube no mercado
GloboEsporte
O São Paulo passa por uma nova reformulação em seu elenco. Cerca de dez jogadores podem deixar o clube, e a diretoria espera repor essas peças com contratações pontuais. Um dos principais objetivos é ter atacantes velozes que atuam pelas pontas.
Veja quem chega, quem fica e quem vai embora do São Paulo. Esta reportagem será atualizada ao longo da temporada.
Quem chegou
Pedrinho: o atacante, que jogou o Brasileiro pelo América-MG, estava no Lokomotiv, da Rússia. Ele foi emprestado por uma temporada.
Rafael: o São Paulo pagará R$ 5 milhões para ficar com o goleiro por três temporadas.
Wellington Rato: o meia, que se destacou no Atlético-GO apesar do rebaixamento do time, foi anunciado e assinou contrato de três anos.
Marcos Paulo: o atacante, formado no Flu, tem vínculo com o Atlético de Madri e chega por empréstimo até o fim de 2023, com condições pré-estabelecidas para a compra. O clube fez o anúncio no último dia 28.
Alan Franco: o zagueiro argentino estava no Atlanta United e foi anunciado em live do presidente Julio Casares.
Jhegson Méndez: o volante equatoriano que disputou a última Copa do Mundo já está em São Paulo para treinar com o elenco. Ele pertencia ao Los Angeles FC.
Quem pode chegar
David: o atacante do Internacional é desejo antigo de Rogério Ceni. O São Paulo tenta o empréstimo do jogador, enquanto os gaúchos querem uma compensação. As partes seguem negociando.
Jair: o Atlético-MG foi procurado pela diretoria tricolor, que buscou informações sobre a possibilidade de fazer uma proposta. O negócio esfriou.
Quem renovou
Gabriel Neves: o volante uruguaio assinou um novo contrato por mais três temporadas.
Rafinha: o veterano lateral fica no São Paulo por mais um ano, até o fim de 2023.
Quem sai
Nikão: o meia está muito perto de se mudar para o Cruzeiro por empréstimo. Os dois clubes estão negociando os detalhes finais do acordo.
Reinaldo: Reinaldo se despediu do clube após a partida contra o Goiás, na última rodada do Brasileiro. Ele fechou com o Grêmio.
Miranda: o zagueiro até tinha o desejo de permanecer por mais uma temporada no clube, mas para isso gostaria de ter mais protagonismo e atuar mais. Miranda se despediu antes do fim do Brasileirão e encerra sua segunda passagem com 82 jogos.
Eder: com um dos maiores salários do elenco e sem destaque nessa temporada, o atacante de 35 anos sairá do São Paulo após 75 jogos e 11 gols marcados. Ele deixa o clube com acordo para receber valores atrasados pelos próximos 24 meses.
Marcos Guilherme: após defender o Tricolor em 2017, o atacante retornou no meio desse ano por um empréstimo até dezembro. Marcos Guilherme, no entanto, não rendeu o esperado, e o São Paulo não renovará seu vínculo por mais uma temporada.
Andrés Colorado: o volante colombiano foi contratado em fevereiro como uma aposta jovem para o meio de campo. As lesões e os jogos irregulares, porém, frustraram a expectativa do Tricolor, que não ficará com Andrés Colorado para 2023.
Nahuel Bustos: o atacante anunciou sua saída de forma surpreendente. Ele tinha contrato até junho, mas houve acordo para que deixasse o clube agora. Ele pouco jogou e entedia que não teria chances em 2023.
Thiago Couto: sem espaço, o goleiro foi emprestado ao Juventude.
Luizão: o São Paulo liberou o jogador para o West Ham, da Inglaterra, em troca de 15% dos direitos econômicos do zagueiro. Ele tinha contrato só até janeiro e poderia deixar o Morumbi de graça.
Léo: o zagueiro já tem um acordo com o Vasco. O São Paulo também aceitou a proposta, de cerca de R$ 16 milhões. Ele fará exames nessa semana, no Rio.
Igor Gomes: o jogador tinha um pré-contrato com o Atlético-MG e foi liberado para se transferir já. O São Paulo ficará com 10% dos direitos.
Patrick: a negociação com o Atlético-MG avançou. Resta apenas o anúncio dos clubes.
Quem pode sair
André Anderson: pedido de Ceni para reforçar o meio de campo, o jogador não rendeu o esperado e também sofreu com as lesões. Com empréstimo válido até o meio do ano que vem, o São Paulo busca antecipar essa saída com uma rescisão ou troca com outro clube.
Quem volta de empréstimo
Liziero: o volante retorna do Internacional e, segundo o técnico Rogério Ceni, será avaliado nos treinamentos para saber se será integrado ao elenco ou ficará disponível para novo empréstimo.
Orejuela: o lateral-direito foi emprestado ao Grêmio no início do ano, mas repassado ao Athletico-PR no meio da temporada. Agora, ele retorna ao Tricolor, com quem tem vínculo até março de 2025. Orejuela também deve ser analisado por Ceni.