esporteinterativo.com
Zagueiro tem contrato de empréstimo válido até dia 30 de junho
São apenas 27 anos de idade e uma carreira construída praticamente toda longe do futebol brasileiro. Com apenas 18 anos de idade, o atleta teve a oportunidade de seguir sua carreira em Portugal. Após se destacar pelo Nacional-POR na temporada 2008/2009, o Porto-POR, um dos grandes do país, apostou no futebol do então jovem zagueiro. Mais experiente, Maicon diz que o período no futebol europeu o fez evoluir muito taticamente e apontou um atraso no futebol praticado no Brasil. A afirmação foi concedida ao portal GloboEsporte.com.
“Com certeza. O europeu taticamente é muito correto. O futebol brasileiro tem pecado um pouco por isso, não segue à risca os critérios táticos. Por isso o futebol europeu está um pouco à frente. Eles guardam posição, sempre tem um na sobra. Fiquei oito anos na Europa, no Porto aprendemos a ser taticamente perfeitos. Isso ajuda o crescimento”.
Maicon iniciou sua carreira no Cruzeiro, e no Brasil também teve uma curta passagem pela Cabofriense. O atleta confirmou que já teve sondagens para voltar ao futebol brasileiro, mas afirmou que a vontade de retornar só ficou clara com o convite do São Paulo.
“Houve alguns rumores há três ou quatro anos, mas eu tinha 23, 24 anos, e nunca passou pela minha cabeça voltar tão cedo. Agora também não passava, mas recebi uma ligação do São Paulo num sábado à meia noite, e no domingo teria que viajar. Quando o Gustavo (Vieira de Oliveira, diretor executivo de futebol) me ligou eu aceitei na hora. Um clube com a grandeza do São Paulo. Muita gente me perguntou: ‘Mas você vai para o São Paulo?’. E eu dizia: ‘Vocês não conhecem o São Paulo’. É o melhor clube do Brasil. Queria esse desafio na minha vida e acho que dei um salto na hora certa”.
Emprestado pelo Porto-POR ao São Paulo até o próximo dia 30 de junho, Maicon já enxerga um futuro com a camisa tricolor. O próprio jogador já sinalizou à diretoria que pode ter o vínculo prorrogado até o final do ano, mas não descarta também uma permanência em definitivo – o nome do atleta foi vinculado a uma possível negociação envolvendo a ida de Lucão ao time português.
“Quero, já demonstrei para todo mundo que quero permanecer. Depende do Porto e do São Paulo também, vamos ver o que fazer nos próximos meses”.