Como novo esquema tático, Luciano pode virar meia no São Paulo
Gazeta Esportiva
O São Paulo contará com um novo esquema tático em 2023. Com a chegada dos reforços nesta janela, o técnico Rogério Ceni, enfim, poderá trabalhar a equipe para jogar da maneira que mais prefere, com velocidade pelos lados do campo. Com isso, Luciano, titular no ano passado como atacante, pode passar a exercer um papel diferente.
Herdando a camisa 10 de Nikão, Luciano se caracteriza por ser um atacante que ocupa bastante o meio-campo, dando superioridade numérica no setor e ajudando a construir as jogadas do São Paulo. Justamente por isso, o jogador pode se transformar em um meio-campista com o novo esquema tático.
A tendência é que Rogério Ceni coloque o São Paulo para jogar no 4-3-3, com Pedrinho, Marcos Paulo e Calleri podendo formar o trio de ataque, que contaria com dois velocistas pelos lados de campo e um centroavante. Desta maneira, Luciano poderia ser recuado para o meio-campo, trabalhando como um armador.
Neste caso, Luciano concorreria por uma vaga com Rodrigo Nestor, Rodriguinho e até mesmo Wellington Rato, que também pode exercer essa função, embora também jogue aberto pelos lados de campo. Pedrinho, que disputa a Copinha e deve ser promovido ao profissional ao fim do torneio, é outra opção.
O técnico Rogério Ceni ainda tem tempo para testar mudanças e adaptações ao novo esquema tático que está sendo implementado no São Paulo, já que um novo jogo-treino está previsto para essa semana, a última de pré-temporada da equipe.
O Tricolor estreia oficialmente em 2023 no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Ituano, no Morumbi, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.