São Paulo envia ofício à CBF e busca fim do limite de estrangeiros nas partidas do futebol brasileiro

183

ESPN

Jogadores do São Paulo em campo para a estreia no Paulistão de 2023 contra o Mirassol, no Morumbi Rubens Chiri / saopaulofc.net

Com oito estrangeiros no seu plantel atual, o São Paulo enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em busca do fim do limite de cinco jogadores de fora do país relacionados por partida no futebol nacional. A informação foi apurada pela ESPN.

Publicidade

O mesmo documento também foi enviado à Federação Paulista de Futebol (FPF) com o intuito de que este limite de estrangeiros também seja revisto nas competições regionais.

Ainda segundo apurou a reportagem, o Tricolor se baseou em alguns argumentos para reivindicar a alteração no regulamento. Inclusive fazendo um levantamento em relação aos rivais no futebol nacional que também possuem muitos estrangeiros no seu plantel.

Na visão do São Paulo, a presença de jogadores estrangeiros nos clubes do Brasil – não só na elite, mas também nas divisões de acesso – não só valoriza as competições nacionais, como também serve como uma forma de expandir as marcas dos clubes, atraindo patrocínios entre outras coisas.

O clube, inclusive, levantou dados da última década em relação à chegada de estrangeiros ao futebol brasileiro. Em 10 temporadas, este número saltou de 63 jogadores de fora do país em 2012 para 121 em 2022.

Além disso, outro argumento utilizado pelo clube do Morumbi é que, nas competições organizadas pela Conmebol, como a Libertadores e Copa Sul-Americana, não são disputadas com este limite.

No seu elenco atual, o Tricolor tem Luis Orejuela (Colômbia), Nahuel Ferraresi (Venezuela), Robert Arboleda (Equador), Gabriel Neves (Uruguai), Jonathan Calleri (Argentina) e Giuliano Galoppo (Argentina), além dos recém-contratados Jhegson Méndez (Equador) e Alan Franco (Argentina).