Jogador de 19 anos entrou em campo apenas seis vezes, mas clube acredita em evolução
Globo Esporte
O nigeriano Azeez Olalekan Balogun, de 19 anos, deve ter o contrato de empréstimo prorrogado com o São Paulo até o fim deste ano. O atual vínculo do jogador do sub-20 do Tricolor vai até o dia 11 de fevereiro.
Mesmo com apenas seis jogos pela base do São Paulo em quase um ano, Azeez deve receber mais chances nesta temporada. A diretoria das categorias de base ainda acredita que o jogador tem margem para crescimento.
A compra definitiva, no entanto, ficou fora de cogitação pelo que o nigeriano apresentou até aqui. Para ficar com ele, o Tricolor precisaria pagar um valor fixado de 100 mil dólares (cerca de R$ 514 mil) ao Unique Futbol Academy, clube que defendia na Nigéria quando chamou a atenção de observadores são-paulinos em uma competição no país natal.
Azeez atuou pouco na temporada 2022. Foram cinco jogos, todos saindo do banco de reservas, e dois gols marcados, ambos no Campeonato Paulista sub-20.
O destaque veio com o gol anotado na estreia, diante do Nacional. Porém, Azeez não conseguiu engatar uma sequência com o técnico Alex e, posteriormente, com Belletti.
Na Copinha deste ano, sob o comando do pentacampeão mundial, Azeez atuou apenas no jogo contra o Retrô, pela segunda fase. O nigeriano entrou nos minutos finais da vitória por 1 a 0. Foi a única partida dele em 2023.
O jogador chegou ao São Paulo no fim de 2021. Em maio daquele ano, o Tricolor recebeu um convite para assistir a um torneio de base na Nigéria, custeado pela organização da competição. Balogun chamou a atenção pelo desempenho, e o clube abriu negociação.