Ganha, tropeça: São Paulo tenta encerrar hoje a maior gangorra em 6 anos

88

UOL

São Paulo de Ceni briga para embalar neste início de temporada Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Tricolor jogou oito partidas neste ano, sempre ganhando uma e tropeçando na seguinte.

Desde 2017 o São Paulo não vivia um efeito gangorra tão longo, vencendo um jogo e perdendo ou empatando o seguinte.

Publicidade

O sobe e desce pode virar um recorde de quase 15 anos se o São Paulo não vencer a Inter de Limeira hoje, no Morumbi.

Sequências do tipo são incomuns nos últimos anos. É muito mais frequente o São Paulo enfileirar vitórias seguidas quando está bem, ou tropeços, no caso contrário.

A sequência mais longa:

Desde 2008 o São Paulo não enfileira nove jogos ou mais vencendo um e tropeçando o seguinte. Em abril daquele ano, foram dez partidas assim. Começou na reta final do Paulistão e passou pelo começo do Brasileirão e cinco jogos da Libertadores, que naquele tempo era jogada em metade do ano. Muricy Ramalho era o técnico, e naquela temporada o Tricolor seria campeão brasileiro pela terceira vez seguida.

Daquele sobe e desce de dez jogos até hoje, o São Paulo disputou nada menos do que 1.046 jogos.

As últimas vezes:

A última vez aconteceu durante o Brasileirão de 2017, já no returno. O São Paulo havia virado o turno na zona de rebaixamento, mas melhorou. A gangorra de oito jogos — como a atual — durou da 23ª rodada (empate com a Ponte Preta) à 30ª rodada (vitória sobre o Flamengo), e o time encerrou a instabilidade vencendo mais dois jogos e se afastando de vez das últimas posições. Na época, Jucilei, Cueva, Pratto e cia. eram comandados por Dorival Jr.

Em 2015 a oscilação foi ainda maior: quatro vitórias e quatro derrotas intercaladas, sem nenhum empate. A sequência teve vitória por 3 a 0 sobre o Sport, mas também goleada sofrida por 6 a 1 para o Corinthians. Também houve gangorras de oito jogos em 2014 (duas vezes), em 2010 e em 2008.

O São Paulo viveu situação semelhante também no Brasileirão de 2021, mas desta vez nas rodadas finais e com duração de sete jogos. As três vitórias daquela sequência também garantiram a permanência do São Paulo na elite. O treinador já era Rogério Ceni.

Os jogos do São Paulo nesta temporada:

Empatou com o Ituano (0 a 0)
Venceu a Ferroviária (2 a 1)
Empatou com o Palmeiras (0 a 0)
Venceu a Portuguesa (4 a 1)
Perdeu do Corinthians (1 a 2)
Venceu o Santo André (1 a 0)
Perdeu do RB Bragantino (0 a 1)
Venceu o Santos (3 a 1)