Ceni revela conversa com Luan e cita mérito ‘duplo’ por gols de Galoppo

383

UOL

Publicidade
Rogério Ceni e Pintado antes de São Paulo x Inter de Limeira — Foto: Marcos Ribolli

O técnico Rogério Ceni, do São Paulo, disse após a vitória sobre a Inter de Limeira que conversou com Luan em relação ao futuro do volante na equipe. Além disto, ele abordou o momento de Galoppo, que se tornou artilheiro do Campeonato Paulista com seis gols.

Veja o que o técnico disse:

Luan tem contrato até dezembro. Vai renovar? “Eu espero que dê certo, o Luan é importante para a gente. Torço para que dê certo. Conversei bastante com o Luan ontem e quero dar mais minutos para ele, quero que ele esteja mais junto com a gente e que ele entre em uma melhor forma física. Ele gosta muito do clube, e isso pode ser uma oportunidade para que o clube consiga convencer o jogador a renovar, mesmo não conseguindo chegar nos termos salariais que o atleta tenha como ideal. A diretoria entende que o melhor caminho é utilizá-lo e é o que vou fazer.”

Galoppo artilheiro. Mérito de quem? “A gente trabalha ele como 9, como segundo atacante… Se ele jogasse como 2° volante, não teria os gols que ele tem hoje. Ele conseguiu mostrar valores em outra posição e está fazendo os gols porque vem sendo escalado. Ele não tem as características de ponta, mas sabe jogar bem por dentro. É mérito. É um menino dedicado que trabalha pesado e vem passando um momento ótimo. Também passa pelo nosso mérito de tentar uma posição mais adiantada a ele, onde ele cumpra menos funções táticas e tenha mais liberdade, já que ele tem a facilidade de fazer gols. Os gols são mérito dele e também nosso de analisar que é um jogador que tem que jogar mais à frente em relação à posição que, em tese, foi contratado.”

Polivalência de Caio Paulista, Rato e Pablo Maia. “Sempre gosto de jogadores que possam exercer mais do que uma função: você precisa de menos gente para trabalhar e, automaticamente, barateia o custo para o clube. [Sobre o] Rato: eu talvez esteja usando ele demais pelo lado, mas ele vem muito por dentro. O Caio teve uma boa participação na lateral e o Pablo Maia usei pela ausência dos zagueiros à disposição, já que ele já fez a função de zagueiro nos treinamentos.”

Menos velocidade, mais criação. “Hoje, poderíamos ter usado o Pedrinho, mas o Galoppo merece pelo que está jogando. Perdemos a profundidade, mas ganhamos em jogo construído por dentro. Fizemos as escolhas corretas, e a cada jogo que a gente vê jogadores rendendo, a dor de cabeça é ótima. A gente espera recuperar os outros, treiná-los e ter alternativas para os jogos definitivos. Hoje foi um dia bem proveitoso, não só pelos gols, mas pela maneira como fluiu o jogo.”

Excesso de lesões. “Posso garantir que o Reffis é bem melhor administrado e tem uma equipe de fisioterapeutas boa. Algumas lesões são fatalidades, como Rafinha e Ferraresi, e muitas das lesões são do ano passado, como o caso de Moreira, Caio e Arboleda, que operou e precisa de um cuidado maior. São muito jogadores com cirurgias sérias, e quando você perde, precisa usar outros seguidamente. As quatro lesões musculares ocorreram pelo uso excessivo de um mesmo jogador, às vezes por você não ter uma troca.”

Rafael é titular absoluto? Os três [goleiros do elenco] são experientes. O Jandrei é o mais jovem dos três. Era o momento em que o Rafael, pelo fato de ser contratado, merecia ter uma sequência, mas nada impede que o Felipe e o Jandrei façam jogos. É uma concorrência saudável, mas estou muito contente com o Rafael. Qualquer um dos três [que joguem], fico tranquilo.”

Aumento no limite de estrangeiros para o Brasileirão. “O São Paulo já está na sua cota e é uma pena a lesão do Ferraresi. Para mim, é uma questão muito mais dos clubes. O São Paulo já tem seus sete jogadores [desconsiderando Ferraresi], então isso abre leque para outros clubes com condições até mais favoráveis. A gente vai poder usar os nossos sete jogadores.”

Golaços de Pedrinho e Pablo Maia. “Os dois foram muito bonitos. Seria injusto da minha parte escolher um, os dois foram belíssimos. Achei muito bonito o de fora da área [do Pablo Maia], ainda mais por ser zagueiro, mas sem dúvidas o do Pedrinho foi belíssimo. Mas eu achei o gol do Pablo Maia espetacular.”