Entenda como dupla de zaga ajuda São Paulo a ter melhor ataque do Paulistão

75

Alan Franco e Beraldo têm se destacado pela facilidade em atuar com a bola nos pés; com 17 gols, Tricolor é líder no quesito e vem de goleada sobre a Inter de Limeira

Globo Esporte

Melhor ataque do Campeonato Paulista, com 17 gols marcados, o São Paulo não chegou a esse número apenas pela efetividade de seu setor ofensivo. De acordo com o técnico Rogério Ceni, isso tem muita influência dos zagueiros.

Publicidade

Alan Franco e Beraldo formaram uma dupla de zaga “improvável” do Tricolor depois dos seguidos problemas médicos no setor. Diego Costa, Ferraresi e Arboleda, que provavelmente brigariam pela condição de titular, estão lesionados e abriram espaço no elenco.

A atual parceria tem dado certo, e além de evitarem gols, eles também têm sido fundamentais na construção de jogadas no ataque. Os números reforçam a tese.

Alan Franco em jogo do São Paulo — Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

Segundo o scout da Globo, Alan Franco e Beraldo são o terceiro e quarto colocados, respectivamente, no ranking de jogadores do Tricolor que têm mais passes certos neste Campeonato Paulista. Eles só ficam atrás dos volantes Jhegson Méndez e Pablo Maia.

Alan Franco deu 378 passes completos nos sete jogos de que participou até aqui e tem uma média de 54 passes certos por partida. Ele, aliás, já tem um gol e é o vice-líder em assistências no time, com dois passes para gol. Um deles, diante do Bragantino, foi um lançamento muito longo nos pés de Galoppo.

Beraldo, por sua vez, também tem se destacado pelos lançamentos longos e já soma 372 passes completos, uma média de 62 nos seis jogos que atuou. Esses números renderam elogios de Rogério Ceni.

– Boa parte da construção vai muito pela entrada do Beraldo. Faz parte da idade, maturação, mas tem que se destacar muito mais coisas boas. O Alan (Franco) é um cara que constrói muito bem. Acho que eles iniciam a construção. A gente não tem lateral construtor neste momento, então a gente precisa do auxilio dos zagueiros. A gente tem que ter paciência, tem que melhorar a velocidade da troca de passes. Alan Franco e Beraldo têm sido fundamentais para essas construções – afirmou o técnico.

Na próxima terça-feira, às 19h30, diante do São Bento, um dos dois ou até mesmo a dupla pode ser poupada para o duelo da décima rodada do Paulistão. Eles estão entre os jogadores mais desgastados neste momento e podem ganhar descanso.

O volante Pablo Maia, também construtor, tem treinado como zagueiro e pode aparecer na função. Ele entrou nos minutos finais do último jogo no lugar de Alan Franco e fez um belo gol, nos 5 a 1 sobre a Inter de Limeira. Belém, revelado nas categorias de base, também pode ganhar chance.