Staff de Luan vê Ceni empilhando desculpas para não usar volante

168

UOL

Técnico Rogério Ceni durante jogo do São Paulo no Campeonato Paulista de 2023 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

A falta de minutos de jogo para o volante Luan no São Paulo tem irritado o staff do jogador. Segundo apurou o UOL, o entendimento é que o técnico Rogério Ceni vem empilhando desculpas em entrevistas coletivas para não colocar o atleta em campo.

Publicidade

Se o cenário se mantiver, dificilmente Luan renovará contrato com o Tricolor. O jogador tem vínculo até o fim do ano e aguarda para saber qual sua posição na hierarquia do elenco antes de renovar. Ele só fica se recuperar espaço no time titular.

As justificativas de Ceni

Dedicação, mobilidade e questões físicas são alguns fatores usados pelo treinador para não usar Luan como titular. Apesar de torcer pela renovação do volante, Ceni não dá sequência ao jogador.

Ao todo, Luan participou de seis dos nove jogos do São Paulo na temporada, mas apenas 93 minutos em campo. Ou seja, juntando os minutos, Luan tem somente um jogo completo pelo time.

No início da temporada, Ceni citou a mobilidade como algo a melhorar: “O Luan vem melhorando a cada dia. Já falei com o Danilo, nosso preparador físico, que ele precisa de mobilidade. A temporada é longa, tomara que ele consiga render”.

Após vitória contra o Santos, o treinador expôs o contrato como problema: “Tem a questão contratual, que no São Paulo temos como parâmetro não usar jogadores com vencimento de contrato”.

A questão física se tornou um impedimento para Luan atuar por 90 minutos: “O Luan é um jogador bem específico para proteger a zaga, mas ele, na necessidade de ir e voltar em combate, ao longo de 90 minutos, não está pronto para jogar os 90 minutos”.

Ceni prometeu mais minutos a Luan, mas o máximo de tempo que ele esteve em campo foram 21 minutos: “Falei bastante com o Luan ontem (terça-feira). Quero dar mais minutos para ele, quero que ele esteja mais junto conosco, quero que ele entre cada vez numa melhor forma física”.

Luan começou a perder espaço por causa de lesões. Ele teve uma lesão rara no primeiro treino da volta de Ceni ao São Paulo, optou por um tratamento conservador, mas voltou a sentir o problema e precisou de intervenção cirúrgica.

Veja a íntegra do que Ceni já falou sobre Luan

A dedicação (23/05/22)
“Se for para jogar com linha de quatro jogadores e um volante, Luan é a melhor opção, mas ainda pesa um pouco a questão da movimentação que ele tem, de estar entre os zagueiros. Eu quero muito que ele volte a render como rendia e aí dificilmente alguém vai tomar o lugar dele. Eu preciso que ele renda mais. Luan tem se esforçado, mas até o momento não aconteceu, é natural, a lesão foi grave. Luan vai ter que treinar mais e se dedicar mais. É um cara que todo mundo gosta, mas que precisa dessa mobilidade, adquirir essa mobilidade para tomar conta do meio-campo, como no ano passado.”

A mobilidade (coletiva cedida pós-jogo contra o Palmeiras 23/01/23)
“O Luan vem melhorando a cada dia. Já falei com o Danilo, nosso preparador físico, que ele precisa de mobilidade. A temporada é longa, tomada que ele consiga render. Não temos o Neves nesse momento pelo limite de estrangeiros. Luan vai ser necessário.”

O contrato como problema (coletiva cedida pós-jogo contra o Santos 12/02/23)
“Tem a questão contratual, que no São Paulo temos como parâmetro não usar jogadores com vencimento de contrato. Acho que isso é uma questão que tem que tentar ser resolvida. Acho que ele (Luan) vai evoluindo aos poucos.”

Questão física (coletiva cedida pós-jogo contra o Santos 12/02/23)
“O Luan é um jogador bem específico para proteger a zaga, mas ele, na necessidade de ir e voltar em combate, ao longo de 90 minutos, não está pronto para jogar os 90 minutos. Para mim, o primeiro volante deve começar e ficar até o final do jogo. No momento que ele tiver condições de fazer, e se tiver alinhado com o futuro dele no São Paulo, se é o que ele quer, poderemos usá-lo mais tempo. Caso contrário, Pablo Maia aguenta os 90 minutos.”

O contrato, a volta atrás (coletiva cedida pós-jogo contra a Inter de Limeira 15/02/23)

“Acho que por isso pode haver uma oportunidade para que o clube consiga convencer o jogador a uma renovação, mesmo não conseguindo chegar talvez aos termos salariais que o atleta tem como ideais. Vamos utilizar, ele tem importância, a diretoria entende que o melhor caminho é utilizá-lo e fazer com que ele tenha o máximo de minutos possível, e é o que eu vou fazer. E eu torço para que ele esteja conosco, fique e tenha seu contrato renovado por mais tempo, muito devido à identificação. Acho que isso facilita muito a renovação.”

A promessa (coletiva cedida pós-jogo contra a Inter de Limeira 15/02/23)
“Falei bastante com o Luan ontem (terça-feira). Quero dar mais minutos para ele, quero que ele esteja mais junto conosco, quero que ele entre cada vez numa melhor forma física e torço para que essa renovação aconteça. Ele é uma peça importante.”