Rogério Ceni já usou 30 jogadores no torneio e ainda pode ter reforços no mata-mata
GloboEsporte
Líder do Grupo B do Campeonato Paulista, o São Paulo é a equipe que mais utilizou jogadores na competição até agora. Ao todo, 30 atletas já entraram em campo nas dez partidas disputadas até aqui.
O Tricolor é seguido de perto pelo Santos, que utilizou 29 jogadores. Red Bull Bragantino, Guarani e Palmeiras fecham o Top 3 do torneio, com 28 cada. O Santo André, com 22, foi quem menos usou atletas diferentes. Os dados são do Espião Estatístico do ge.
A liderança no quesito se deve muito ao fato de o São Paulo ter convivido com inúmeras lesões neste começo de temporada. O técnico Rogério Ceni chegou a ter 14 desfalques por problemas médicos e suspensões.
Desta maneira, Ceni precisou ser criativo para utilizar ao máximo seu elenco. Nas laterais, por exemplo, oito jogadores diferentes atuaram nas funções. Do lado direito, Rafinha, Igor Vinicius e Orejuela atuaram em algum momento. Com a lesão dos três, Nathan passou a ser utilizado. Até o atacante Juan foi improvisado.
Na esquerda, Welington iniciou a temporada como titular absoluto, mas também se lesionou e abriu espaço para Caio Paulista, que vem se destacando. Na última terça-feira, Patryck entrou no segundo tempo e fez sua estreia no Paulistão.
Quem também aumentou essa lista no jogo passado foi Alisson. O meia-atacante teve problemas pessoais entre o fim do ano passado e esse começo de temporada e só foi estrear na equipe contra o São Bento.
O São Paulo pode se isolar ainda mais no número de jogadores utilizados no mata-mata. Isso porque há jogadores que estavam lesionados desde o ano passado que estão em fase final de recuperação e podem pintar em breve. São os casos, por exemplo, de Diego Costa e Caio.
Além disso, há ainda aqueles atletas que subiram das categorias de base e por enquanto não foram utilizados, como Pedro Vilhena, Rodriguinho e Vinicius. Eles podem ter alguma chance na última rodada dependendo da classificação geral do Tricolor na competição. Os goleiros Jandrei e Felipe Alves também não tiveram oportunidade.
Neste sábado, diante do São Bernardo, às 18h30, no Morumbi, não deve haver novidades. Isso porque Rogério Ceni afirmou na última entrevista coletiva que nessas últimas duas rodadas da fase de grupos irá com força máxima para terminar na melhor posição possível.
Assim, um provável São Paulo tem: Rafael, Nathan, Alan Franco, Beraldo e Caio Paulista; Méndez, Rodrigo Nestor e Luciano; Galoppo, Wellington Rato e Calleri.