UOL
O São Paulo concluiu na última terça-feira a entrega de 114 toneladas de alimentos não perecíveis, água, roupas, materiais de limpeza, higiene e medicamentos às vítimas das enchentes que atingitam o Litoral Norte do Estado de São Paulo. A tragédia ocorreu entre os dias 18 e 19 de fevereiro.
A campanha de arrecadação promovida pelo clube teve início no último dia 23 e se estendeu até 28 de fevereiro. A causa foi abraçado por torcedores e associdados do Tricolor, que puderam contribuir com doações no portão 5 do Estádio do Morumbi.
As entregas foram protocoladas de acordo com regulamentação da Defesa Civil e distribuídas em quatro caminhões. Um quinto e último transporte ainda enviará o restante das doações nesta semana.
Entenda a tragédia no Litoral Norte
Uma forte tempestade que caiu entre os dias 18 e 19 de fevereiro provocou alagamentos, deslizamentos e uma série de outros problemas no Litoral Norte de São Paulo.
As chuvas ocorridas nas cidades de Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba foram as maiores já registradas em um período de 24 horas em toda a história do Brasil. O índice foi divulgado pleo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alto volume dos temporais causou deslizamentos de terra, que atingiram casas, comércios e estradas da região. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas chegou a declarado estado de calamidade nos municípios.
Ao todo, buscas já contabilizaram 65 mortos pelo desastre, sendo 64 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Um boletim divulgado na última quarta-feira afirma que ainda há 1.090 pessoas desalojadas e outras 1.126 desabrigadas.