Bielsa negociou com São Paulo, fez análises e chamou Lyanco de “craque”

190

globoesporte.com

Alexandre Lozetti

Promovido na seleção da Sérvia e na mira do Porto, zagueiro de 19 anos encantou “El Loco” em observações feitas durante negociação frustrada para assumir o Tricolor

Lyanco Sérvia (Foto: Reprodução/Site Oficial da FSS)

Lyanco foi convocado para defender equipe sub-21 da Sérvia (Foto: Reprodução/Site Oficial da FSS)

No fim do ano passado, antes de fechar com Edgardo Bauza, a diretoria do São Paulo teve negociações avançadas com outro argentino. Marcelo Bielsa, considerado um dos principais técnicos do futebol mundial, assistiu a dezenas de jogos da equipe e fez avaliações individuais do elenco para definir nomes de possíveis reforços. De seu relatório, um jogador mereceu ser chamado de “craque”: o zagueiro Lyanco, de 19 anos completados no mês de fevereiro.

Publicidade

O jovem ainda tinha 18 quando estreou na equipe profissional sob comando do colombiano Juan Carlos Osorio, outro fã de seu potencial. Além de sua posição de origem, atuou como volante e lateral-direito. Foram esses vídeos que Bielsa viu e gostou muito.

A negociação não prosperou por razões fundamentalmente financeiras. Além do salário altíssimo, Bielsa pediu a contratação de jogadores que o São Paulo não tinha condições de trazer.

Focada em profissionais estrangeiros, a diretoria fechou com Edgardo Bauza, que ainda nem utilizou Lyanco. Um pouco pelos outros zagueiros do grupo – Maicon e Rodrigo Caio são os titulares, Lugano o reserva imediato, Lucão é relacionado quando um dos três está ausente e Breno se recupera de lesão –, e um pouco pelas frequentes convocações do jovem.

Na última quarta-feira, Lyanco foi chamado a defender a seleção sub-21 da Sérvia, atual campeã mundial da categoria. Isso representou uma promoção, até o mês passado ele jogava pela sub-19. A ascensão indica que, logo, ele poderá ter chance na seleção principal. Eis o dilema. A comissão técnica brasileira do sub-20 o convocou para um período de treinos. Ele aceitou. Uma escolha definitiva entre Brasil e Sérvia poderá ser feita até jogar por uma seleção principal.

Lyanco São Paulo  (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)
Lyanco tenta passar pelo goleiro durante treino do São Paulo (Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net)

A descendência europeia (seu sobrenome é Vojnovic) e o fato de ser disputado por duas seleções chama atenção do mercado europeu. O Porto, por exemplo, mencionou interesse em envolvê-lo numa troca pelo zagueiro Maicon, emprestado ao São Paulo até 30 de junho. A diretoria tricolor quer – muito – ficar com Maicon, mas não quer – de jeito algum – se desfazer do garoto. Pensa que ele pode vir a ser um Maicon futuramente. Ele tem contrato até fim de 2018.

Recomendado por Osorio, elogiado por Bielsa e convocado pela Sérvia, Lyanco também ouviu de dirigentes que não pretendem se desfazer dele. Há também um trabalho para que o excesso de mimos não mexa demais com a cabeça do jovem. A preocupação que ele se perca e a carreira não atinja o ponto que todos esperam é real.

Lyanco atuou nas categorias de base do Botafogo entre 2011 e 2014, quando se transferiu para o São Paulo. A expectativa é que no Campeonato Brasileiro, longo e cheio de desfalques – Rodrigo Caio, por exemplo, pode perder até 15 jogos na Seleção –, ele tenha mais oportunidades.