Gazeta Esportiva
O goleiro Rafael foi o único jogador do São Paulo a ser titular em todos os 12 jogos da primeira fase do Campeonato Paulista de 2023. Contratado nesta temporada para disputar posição com os outros arqueiros Jandrei e Felipe Alves, o jogador ex-Atlético-MG ganhou confiança de Ceni e assumiu a titularidade debaixo das traves do Tricolor.
Esta é a primeira vez desde 2017, quando foi implementado o modelo atual do Campeonato Paulista – com 12 jogos apenas de ida na fase de grupos – que o São Paulo repetiu em todas as rodadas o mesmo goleiro. Desde a aposentadoria do atual técnico e ex-goleiro Rogério Ceni dos gramados, os jogadores da posição sofrem duras críticas.
Na temporada anterior, três goleiros entraram em campo durante a fase de grupos do Estadual. Jandrei, que permanece no elenco fez sete partidas, enquanto Volpi – hoje no Toluca, do México – teve quatro oportunidades. Já Thiago Couto, da base e emprestado ao Juventude, fez uma partida.
Em 2021, os goleiros que disputaram a posição na fase citada foram Tiago Volpi e Lucas Perri, com nove e três jogos cada um, respectivamente, dando a sequência à concorrência iniciada em 2020, quando o primeiro disputou 11 jogos e Perri, apenas um.
No ano de 2019, Volpi também fez 11 jogos na primeira fase do Paulista, enquanto Jean disputou apenas um. Já em 2018, Sidão entrou em campo nove vezes na etapa inicial do Estadual, contra três de Jean. Por fim, em 2017, três goleiros alternaram na posição. Sidão fez sete jogos, Denis disputou dois e Renan Ribeiro foi titular em três oportunidades.
Depois de vencer o Botafogo-SP, de virada, por 3 a 1, na última rodada da fase de grupos do Paulista, a equipe de Rogério Ceni foca na preparação para o duelo com o Água Santa, pelas quartas de final do Estadual. O Tricolor recebe o time de Diadema.