(Foto: Marcelo Prado)
Paz, infraestrutura e privacidade. É o que o São Paulo encontrará em Acapulco, cidade escolhida pela comissão técnica como palco dos treinamentos antes da viagem a Toluca, para o jogo da próxima quarta-feira, contra a equipe mexicana, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América – no duelo de ida, no Morumbi, vitória por 4 a 0 do Tricolor. A estratégia tem como meta minimizar os efeitos da altitude, assim como foi feito na partida contra o The Strongest, em La Paz, ainda pela fase de classificação da competição sul-americana.
O clube terá muitas regalias em Acapulco. Dentro do próprio hotel, o time conta com academia, caso queira levar o elenco para fazer exercícios de fortalecimento ou aquecimento. O próprio hotel oferece um campo que teve a grama cortada e será pintado na manhã desta segunda-feira para que o Tricolor possa fazer seu treino. Caso o técnico Edgardo Bauza não aprove o local, existe um outro campo reservado a menos de dez minutos de ônibus.
De frente para o mar, o hotel conta com duas amplas piscinas. Em uma delas, existe uma bela cascata. Como o time treinará apenas à tarde nesta segunda, é bem possível que o técnico Edgardo Bauza libere os atletas para um banho – a temperatura no domingo chegou a 33ºC. Há também uma banda tocando músicas típicas da região para animar os hóspedes.
Os atletas ficarão hospedados em uma ala exclusiva do hotel, que conta com restaurante próprio. Ou seja, eles terão toda a privacidade na hora de fazer suas refeições. O hotel estará bem mais vazio que no fim de semana. Isso porque, no domingo, 50% dos quartos foram desocupados.
O espaço ainda conta com um auditório com capacidade para 60 pessoas, caso o técnico Edgardo Bauza queira realizar algum tipo de reunião com os atletas. Os quartos são individuais e contam com cama de casal, televisão de tela plana de última geração e banheira.
A programação tricolor em Acapulco está definida. Após chegarem, os atletas serão liberados para descansar e o treino começará às 17h locais (19h de Brasília). Na terça-feira, a atividade será realizada na parte da manhã, às 9h (11h no Brasil), já que no final da tarde acontecerá a viagem para Toluca, cidade que fica a 2.600m acima do nível do mar. A volta para o Brasil, em voo fretado, ocorrerá logo após o confronto diante dos mexicanos.
Por ter vencido o jogo de ida por 4 a 0, o São Paulo joga com a vantagem de poder perder por três gols de diferença que mesmo assim consegue a classificação às quartas de final da Libertadores, onde enfrentaria Atlético-MG ou Racing, que empataram o jogo de ida por 0 a 0. Se o Tricolor fizer um gol no México, o Toluca precisará de uma diferença de cinco gols.
Vários fatores podem influenciar contra o Tricolor no méxico:
1- Altitude
2- O Toluca volta com os 6 titulares que não jogaram no Morumbi
3- A volta estupida do Denis frangueiro.