Dorival reinicia história no São Paulo com fantasma de 8 anos que ‘atacou’ 10 técnicos – incluindo ele próprio

97

Escolhido para assumir o lugar do demitido Rogério Ceni, Dorival Júnior foi anunciado como novo técnico do São Paulo na quinta-feira (20), apresentou-se à torcida e elenco na sexta (21) e reestreia pelo clube neste sábado (22), contra o América-MG, às 18h30, no Morumbi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

A expectativa é grande pela nova passagem do treinador, que assume um time de resultados e desempenhos irregulares nas mãos do ex-goleiro. Mas, além do desafio de dar rapidamente uma cara nova ao Tricolor, Dorival luta contra um fantasma do qual ele também foi vítima no clube.

Nenhum técnico que chegou ao São Paulo desde Juan Carlos Osorio, em 2015, conseguiu vencer na estreia oficial. Na última vez, o colombiano iniciou sua curta história no futebol brasileiro com triunfo por 2 a 0 sobre o Grêmio, no Morumbi, pelo Brasileirão.

De lá para cá, já se vão oito anos de jejum e dez treinadores diferentes que sofreram com essa pequena “maldição”, que Dorival desafia pela segunda vez, já que passou pelo clube em 2017.

Publicidade

Doriva, Edgardo Bauza, Ricardo Gomes, Rogério Ceni (duas vezes), Dorival Júnior, Diego Aguirre, André Jardine, Cuca, Fernando Diniz e Hernán Crespo foram os nomes que falharam na busca por uma vitória logo em suas estreias no comando do São Paulo (veja abaixo a lista com os resultados).

Fernando Diniz, Diego Aguirre, Dorival Júnior, Hernán Crespo e Rogério Ceni, técnicos do São Paulo Getty Images

O levantamento, é bom frisar, considera somente partidas oficiais, o que anula a vitória de Bauza em amistoso contra o Cerro Porteño, no Paraguai, e o empate de Ceni contra o River Plate na Florida Cup, nos Estados Unidos. Também aponta o primeiro jogo de Jardine após a efetivação do ex-auxiliar no cargo e não as vezes em que ele atuou como interino.

É claro que algumas dessas estreias foram melhores do que outras. Cuca, em 2019, abriu seus trabalhos segurando o Palmeiras no Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista, e depois viu o Tricolor eliminar o rival nos pênaltis. No mesmo ano, Fernando Diniz também saiu elogiado ao garantir um 0 a 0 contra o Flamengo de Jorge Jesus em pleno Maracanã.

Outras, no entanto, não guardam lembranças positivas, como os tropeços contra Red Bull Brasil, Audax, São Caetano e Botafogo-SP. Outra curiosidade é que os últimos cinco técnicos estrearam pelo São Paulo com empates. Dorival Júnior é o homem para acabar com essa regra?

Veja as estreias dos técnicos do São Paulo desde 2015:

Doriva – derrota por 2 a 0 para Fluminense no Brasileirão de 2015

Edgardo Bauza – empate por 1 a 1 com Red Bull Brasil no Paulistão de 2016

Ricardo Gomes – empate por 1 a 1 com Internacional no Brasileirão de 2016

Rogério Ceni – derrota por 4 a 2 para Audax no Paulistão de 2017

Dorival Júnior – empate por 2 a 2 com Atlético-GO no Brasileirão de 2017

Diego Aguirre – derrota por 1 a 0 para São Caetano no Paulistão de 2018

André Jardine – empate por 0 a 0 com Sport no Brasileirão de 2018

Cuca – empate por 0 a 0 com Palmeiras no Paulistão de 2019

Fernando Diniz – empate por 0 a 0 com Flamengo no Brasileirão de 2019

Hernán Crespo – empate por 1 a 1 com Botafogo-SP no Paulistão de 2021

Rogério Ceni – empate por 1 a 1 com Ceará no Brasileirão de 2021

ESPN