Com apenas dois dias livres de preparação disponíveis para a partida contra o Tolima, às 19h (de Brasília) da próxima terça-feira (2/5), pela Copa Sul-Americana, o São Paulo decidiu viajar direto da capital paranaense para Ibagué, na Colômbia, palco do duelo continental, depois de empatar com o Coritiba no último sábado (29).
A equipe tricolor deve viajar os cerca de 7,6 mil quilômetros de distância entre Curitiba e a cidade colombiana em voo fretado. Isso para evitar mais desgaste na logística são-paulina, já que Ibagué, capital do departamento (estado no Brasil) que leva o mesmo nome da equipe, não possui voos diretos do Brasil.
Em avião comercial comum, seria necessário o desembarque ou na capital colombiana Bogotá, ou em Cali e Medelín (respectivamente 211 quilômetros, 187 e 333 de distância).
É a partir das três principais cidades colombianas que partem os meios de transporte para subir a temida serra que leva aos 1,2 mil metros de altitude em que se encontra a cidade onde o Corinthians foi eliminado na pré-Liberadores de 2011.
O trajeto de ônibus de Bogotá dura cerca de três horas, em estradas bucólicas, cheias de curvas, que lembram a Via Anchieta na descida de São Paulo a Santos. O voo de quase 15 horas, com escala, custa cerca de R$ 4,2 mil. Da capital paulista para em Cuiabá (MT) para abastecimento antes de ir até Cali, onde é feita a principal conexão para o pequeno e modesto aeroporto local, que suporta só sete voos diários.
O clube do Morumbi ainda não divulgou sua programação no país vizinho, mas deve realizar pelo menos um treinamento na cidade, na segunda-feira (1/5).
LANCE