Herança de Rogério Ceni elogiada, trabalho com jovens é mantido pelo novo comandante no Tricolor
Logo em sua primeira entrevista como novo técnico do São Paulo, um dos aspectos elogiados por Dorival Júnior em relação ao trabalho do antecessor Rogério Ceni era o aproveitamento de jogadores vindos das categorias de base do clube.
Palavras que não para menos. Em sua última passagem como comandante do Tricolor, Ceni se tornou o técnico que mais aproveitou atletas revelados no próprio São Paulo no time principal. Ao todo foram 13 deles promovidos pelo ex-goleiro (Thiago Couto, Nathan, Moreira, Luizão, Beraldo, Patryck, Léo Silva, Pablo Maia, Palmberg, Rodriguinho, Maioli, Matheus Belém e Caio Matheus).
Dorival assumiu um elenco com nada menos que 16 nomes vindos de Cotia (veja lista completa no final). E o número pode aumentar. Na última semana o treinador promoveu para treinos na Barra Funda com os profissionais outros seis atletas: Iba Ly, Negrucci, Paulinho, Pedro Afonso, Pedro Reis e Talles Wander.
Dessa lista, pelo menos dois nomes chamam a atenção. Capitão do time sub-20 na disputa do último Campeonato Brasileiro da categoria, Negrucci, de 19 anos, está desde o sub-11 no Tricolor e foi ‘promovido’ por Dorival no início da semana, ganhando a oportunidade de viajar para a Colômbia e integrar a delegação no empate sem gols com o Tolima, pela Copa Sul-Americana.
A ideia é analisar como Negrucci se comporta como o desejado segundo homem de meio-campo, jogando à frente do volante, função na qual o técnico vem encontrando dificuldades em arrumar uma peça que execute as funções.
A segunda peça que se destaca nas atividades com o elenco principal é o senegalês Ly. O meia chegou ao Tricolor no decorrer desse ano e já chamou a atenção de Ceni. Foi observado por Dorival, que também elogiou internamente as qualidades do africano.
– Aos poucos, nós vamos tentando observar um pouco mais a base. Ele (Negrucci) chamou a atenção num trabalho… eu tirei várias informações, todas muito positivas. Ele está vindo e ficando um período conosco. De repente, pode acontecer de ele poder atuar. Se não acontecer, ele volta, faz alguns jogos na base e retorna ao profissional – destacou Dorival, após a vitória sobre o Internacional.
– Tudo é uma questão de tempo, para que ele possa ganhar minutagem… um pouco daquilo que nós desejemos… ele já vai entendendo a forma como nós atuamos. Eu acho que isso tem sido importante. Alguns outros poderão estar na Barra Funda daqui a pouco. Eu tive apenas uma oportunidade até agora. Então, vamos com calma, porque eu tenho que acertar a nossa equipe primeiro e depois tentar encontrar algumas soluções – completou o comandante são-paulino.
COMO ANDA COTIA NA BARRA FUNDA
Promovidos em definitivo e integrantes fixos do plantel
Atletas que só sairão do São Paulo em negociações
Young*, Beraldo, Diego Costa, Welington, Moreira, Patryck, Luan, Pablo Maia, Nestor e Juan
Recém-promovidos, mas em testes e trabalhos específicos
Atletas promovidos ao profissional, mas que passarão por uma temporada de treinos na Barra Funda e relaiconados em alguns jogos antes de se tornarem opções de vez no plantel
Pedrinho Vilhena, Matheus Belém, Rodriguinho** e Caio Matheus**
Sonho meu…
Atletas observados por Dorival e que devem treinar na Barra Funda esporadicamente, mas em tese continuam como opções na equipe sub-20
Negrucci, Talles Wander, Vinícius, Iba Ly, Paulinho, Pedro Afonso e Pedro Reis
* Young tem contrato até o fim de agosto e já comunicou a diretoria que não renovará o seu vínculo.
** Rodriguinho e Caio Matheus fazem trabalho especial de ganho de massa muscular e, por isso, voltaram ao sub-20 para manterem o condicionamento físico
LANCE