Durante o clássico entre Corinthians e São Paulo, que terminou empatado por 1 a 1, a construção das jogadas que originaram o gol de Michel Araujo chamaram atenção.
Isso porque demandou um trabalho coletivo e precisou de 22 toques até a bola chegar ao gol alvinegro, sem dar chances de defesas para o goleiro Cássio. Ao todo, o Tricolor teve a posse de bola por pouco mais de um minuto – o que foi registrado pelo perfil oficial do clube nas redes sociais após o término da partida.
No lance, dez atletas participaram da construção do gol – sendo a assistência partindo de Rafinha, pelo lado direito, que pouco antes tinha recebido a bola de Wellington Rato. Mas antes disso, o começo da jogada surgiu com Rafael, após a cobrança de um tiro de meta.
Este gol mostrou algumas das características que tem sido desenvolvidas sob o comando de Dorival Júnior: ofensividade, posse de bola e criação por dentro. E isso pode ser demonstrado com base em números.
De acordo com dados do FootStats, durante o clássico com o Corinthians, a equipe de Dorival teve uma média de 638 passes certos – o que é muito, principalmente se comparar com as estatísticas do rival, que contou com somente 303 passes certos, não sendo nem a metade do Tricolor. Além disso, teve cerca de 65% da posse de bola.
Inclusive, algumas interações entre jogadores chamaram atenção. Entre elas, duas em destaque: Arboleda e Beraldo (que estão rendendo bastante no setor defensivo) e Rafinha e Gabriel Neves (que chama atenção uma vez que mostra justamente esta capacidade de saída por dentro). Ou seja, a defesa trocava os passes para gerar espaço, e quando a bola chegava no Rafinha, a procura era por Gabriel Neves para a saída por dentro – citada anteriormente.
Porém, mesmo com estas características cada vez mais evidentes, ainda existem pontos a serem melhorados – principalmente na parte ofensiva. Ainda segundo estatísticas do FootStats, o Tricolor ainda peca nas finalizações. Contra o Corintians, foram seis tentativas – com somente uma certa.
No Brasileiro todo, está entre os últimos colocados no ranking referente ao fundamento. Ao todo, foram 73 finalizações, com somente 26 certas. Em primeiro lugar, está o Palmeiras – vice-líder da tabela da competição e 113 no total, com 48 certas.
LANCE