Torcida que conduz: São Paulo tem a segunda maior média de público do Brasileirão e pode ultrapassar recordes de 2022

318
Embalado pela torcida, o São Paulo jogará seis dos próximos oito jogos no Morumbi (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

‘Torcida que conduz’ tem se tornado o verdadeiro lema do São Paulo neste Campeonato Brasileiro. Com 45.429 presentes no jogo contra o Goiás, que aconteceu no último sábado (27), o Tricolor alcançou a marca de segunda maior média de público do Brasileirão até o momento.

Ao todo, o Tricolor tem juntado uma média de 47.684 torcedores por jogo. A equipe está somente atrás do Flamengo no ranking – e com uma diferença baixa. O Rubro-Negro conta com uma média de 54.215 torcedores. Porém, vale destacar que o São Paulo jogou quatro partidas em casa pela competição, enquanto a equipe carioca conta com uma a mais.

No Morumbi, o recorde de público ocorreu durante o jogo entre São Paulo e Vasco, na sétima rodada do Brasileirão. O estádio recebeu 57.399 pagantes, resultando em uma renda de R$ 3,3 milhões. Esse número superou o recorde de público pagante da última temporada.

Ao longo de 2022, o São Paulo teve uma média de 32.326 pagantes em 39 jogos como mandante, incluindo a partida realizada na Arena Barueri contra o Juventude pela Copa do Brasil, considerando todas as competições disputadas. Já em 2023, em todos os 13 jogos disputados em casa até o momento, a média de público se aproxima dos 40 mil espectadores.

Publicidade

Outro aspecto que chama atenção é quanto a renda. Até agora, só contando o Campeonato Brasileiro, o São Paulo já arrecadou cerca de R$ 9.378.839,00 em bilheteria. A média de público na competição supera até mesmo grandes rivais da equipe: como o Palmeiras (38.578) e o Corinthians (38.572).

Recordes de público não são novidades para o São Paulo

Casa cheia não tem sido uma novidade somente desta temporada para o São Paulo. Em 2022, o Tricolor paulista atingiu marcas históricas relacionadas a recordes de público. No ano todo, 1.245.901 pessoas estiveram em partidas no Estádio do Morumbi, número que superou um feito que perdurava 42 anos: em 1980, o local recebeu 1.194.361 torcedores.

Como mandante, de modo geral, o São Paulo levou 1.260.707 pessoas a um estádio. O time também jogou uma partida na Arena Barueri, contra o Juventude, pela Copa do Brasil, em maio. do último ano.

A atual marca quebrou um recorde em vigor desde 2017, quando o Tricolor registrou 1.009.059 torcedores sob mando do clube – naquele ano houve jogos no Morumbi e no Pacaembu – sem considerar confrontos da Copa Paulista.

Outros recordes que atestam a assiduidade são-paulina são vistos nas marcas de jogos seguidos com bom público: foram 12 jogos seguidos, entre julho e setembro de 2022, com um público pagante superior a 30 mil pessoas no Morumbi. A maior sequência anterior, deste critério, foi vista entre julho e outubro de 2018, em nove partidas.

Com os números que o São Paulo tem apresentado este ano, parece estar caminhando para algo parecido. O Tricolor terá um número bom de jogos que serão disputados em casa pela frente. Dos próximos oito confrontos, seis acontecerão na casa são-paulina – inclusive, o próximo será nesta quinta-feira (1), contra o Sport, pela decisão das oitavas de final da Copa do Brasil. Até agora, segundo informações reveladas pelo clube, cerca de 35 mil ingressos já foram vendidos para o confronto.

Veja quais são os próximos jogos do São Paulo

01/06 – São Paulo x Sport – Morumbi – Copa do Brasil

04/06 – Grêmio x São Paulo – Arena do Grêmio – Campeonato Brasileiro

08/06 – São Paulo x Tolima – Morumbi – Copa Sul-Americana

11/06 – São Paulo x Palmeiras – Morumbi – Campeonato Brasileiro

21/06 – São Paulo x Athletico-PR – Morumbi – Campeonato Brasileiro

24/06 – Cruzeiro x São Paulo – Mineirão – Campeonato Brasileiro

27/06 – São Paulo x Tigre – Morumbi – Copa Sul-Americana

01/07 – São Paulo x Fluminense – Morumbi – Campeonato Brasileiro

LANCE