Meio-campista vendido no ano passado terminou como destaque do Norwich; com “mais valia”, Tricolor pode faturar com possível negociação na próxima janela
Gabriel Sara terminou a temporada 2023 em alta no Norwich. Mesmo sem a promoção à Premier League, o meio-campista é visto dentro do São Paulo como potencial fonte de renda, o que ajudaria nas finanças tricolores diante do acordo feito ainda na venda para a equipe da segunda divisão inglesa.
De acordo com o balanço do São Paulo, o clube possui “mais valia” em uma futura venda de Gabriel Sara, que foi vendido por 9 milhões de libras (cerca de R$ 55 milhões na cotação atual). O Tricolor terá direito a 10% do valor que exceder essa quantia, caso o meio-campista formado em Cotia seja negociado.
O São Paulo monitora Gabriel Sara e confia na possibilidade de a boa temporada do jogador resultar em ofertas da primeira divisão. Não houve até agora, porém, qualquer contato mais avançado pelo meio-campista.
Gabriel Sara viveu uma primeira temporada promissora com a camisa do Norwich. Apesar da frustração pelo fracasso na briga pelo acesso, individualmente o meia teve destaque e acabou eleito o melhor atleta de 2022/23 pelos torcedores.
O desempenho individual naturalmente faz Sara e seu estafe observarem com ponderação possíveis movimentações de mercado para o meio do ano.
Essa atenção também envolve outros fatores. Olheiros de equipes da elite inglesa observaram individualmente o desempenho do meio-campista brasileiro em partidas do Norwich.
Além de times da Premier League, o nome de Gabriel Sara também foi recentemente ligado ao Atlético de Madrid, outra equipe a monitorar o atleta diante do desempenho na Inglaterra.
Pelo lado de Sara, a adaptação ao time e à cidade freiam qualquer tipo de expectativa para o mercado de verão na Inglaterra, que abre no próximo dia 14.
Mais valia são-paulina
O São Paulo, por outro lado, monitora não só Sara, mas também outros atletas na Europa com potencial de reversão de ganhos aos cofres são-paulinos.
Os acordos de “mais valia” têm sido fundamentais para as finanças são-paulinas nos últimos anos.
A venda de Antony do Ajax para o Manchester United, por exemplo, foi fundamental para o São Paulo fechar 2022 com superávit. Com 20% de “mais valia”, o Tricolor recebeu R$ 79 milhões somente por essa cláusula no contrato de venda para os holandeses.
Além da “mais valia” por Gabriel Sara, o São Paulo também possui o direito a uma porcentagem da negociação por intermédio do mecanismo de solidariedade da Fifa, que premia as equipes formadoras de atletas.
Globo Esporte