Dorival irá igualar os 17 jogos de Ceni pelo São Paulo no ano com números quase idênticos

998

Atual treinador, porém, teve pouco tempo para treinos e conseguiu classificações importantes

Quando Dorival Júnior ficar à beira do gramado para dirigir o São Paulo diante do Cruzeiro, neste sábado, às 21h, na Arena Independência, ele completará os mesmos 17 jogos que Rogério Ceni esteve no comando da equipe em 2023 antes de ser demitido.

E os números que o atual treinador conquistou até aqui são muito semelhantes aos que o antecessor acumulou durante a reta final do seu turbulento término como treinador do Tricolor.

Demitido após vencer o Puerto Cabello, por 2 a 0, pela Copa Sul-Americana, no dia 18 de abril, Rogério Ceni deixou o São Paulo com nove vitórias, quatro derrotas e quatro derrotas nesta temporada (aproveitamento de 60,7%). Foram 28 gols marcados e 12 gols sofridos.

Dorival Júnior, por sua vez, já comandou o Tricolor em 16 ocasiões, e até aqui soma nove vitórias, três derrotas e quatro empates (64,5% de aproveitamento). São 27 gols marcados e 13 gols sofridos.

Publicidade

Neste levantamento, deve ser considerado as circunstâncias das competições. Dorival Júnior assumiu o São Paulo em um momento de jogos mais relevantes e com partidas eliminatórias na Copa do Brasil.

Rogério Ceni, por sua vez, acumulou os números com a grande maioria das partidas sendo disputadas pelo Campeonato Paulista, além das partidas pela Copa Sul-Americana.

Outro ponto nesta comparação é que Dorival Júnior praticamente não teve uma sequência de treinos com o elenco. Desde que foi contratado, há dois meses, a única vez que ele teve mais de cinco dias de treino foi na pausa da data Fifa, na semana passada.

Dorival Júnior em São Paulo x Athletico — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF
Dorival Júnior em São Paulo x Athletico — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Já Ceni teve toda a pré-temporada de trabalho com o grupo, já que era técnico desde 2021. Apesar do bom aproveitamento de pontos, ele não suportou a pressão após a eliminação para o Água Santa, no Paulistão, e a falta de melhora no time.

Com Dorival, o São Paulo avançou às quartas de final da Copa do Brasil após eliminar Ituano e Sport, tem a vaga na Copa Sul-Americana encaminhada e entrou na 12ª rodada do Brasileirão com 18 pontos, na sexta colocação.

Para a partida deste sábado, o treinador conta com os retornos de Arboleda e Pablo Maia para tentar subir ainda mais na tabela de classificação.

Globo Esporte