Onze anos depois, São Paulo e Tigre-ARG voltam a se enfrentar pela CONMEBOL Sul-Americana no Morumbi, nesta terça-feira, para reeditar a “final que nunca terminou”. Ao clube brasileiro, só uma catástrofe de uma goleada por 4 ou mais gols tira a liderança do grupo D e consequentemente a vaga direta nas oitavas de final.
Em 2012, após empate sem gols na Argentina, o São Paulo abriu 2 a 0 no primeiro tempo e na descida para o intervalo houve confusão entre os dois times. E a briga entre os times seguiu para os vestiários.
O Tigre, tentando invadir o vestiário são-paulino, foi contido pela polícia e alegou ter sido ameaçado com armas de fogo pelos oficiais brasileiros. Por isso, a equipe argentina decidiu não voltar para o segundo tempo e o jogo terminou em W.O. com o São Paulo conquistando seu último título internacional, penúltimo no geral, já que o time ganhou o Paulistão de 2021.
E onde estão hoje os heróis daquela conquista são-paulina que estavam em campo no Morumbi naquela fatídica noite?
- Rogério Ceni
Goleiro e capitão naquele que foi seu último título no campo, Ceni está atualmente desempregado como técnico após ter passado 18 meses comandando o São Paulo, sendo demitido em abril. Rogério conduziu o tricolor a duas finais em 2022 (Paulista e Sul-Americana), mas foi derrotado em ambas.
- Paulo Miranda
O zagueiro foi expulso logo antes do intervalo junto com Diaz por uma confusão no campo. Paulo Miranda rescindiu recentemente com o Náutico e está sem clube. Ele foi punido em 1000 dias e R$ 70 mil por seu envolvimento no escândalo das apostas.
- Rafael Tolói
O zagueiro hoje é um líder na Atalanta e costuma ser titular da seleção italiana depois de ter se naturalizado.
- Rhodolfo
O zagueiro está aposentado e com 36 anos. Seu último clube foi o Cruzeiro, em 2021.
- Cortez
O lateral-esquerdo de 36 anos atuou pelo Mirassol neste ano, mas fez apenas uma partida e se encaminha para se despedir do futebol.
- Wellington
Revelado em Cotia, o volante de 32 anos atualmente está no Avaí, onde recentemente acusou seus vizinhos em Santa Catarina de racismo ao publicar foto de uma banana na porta de sua casa.
- Denílson
Também revelado em Cotia e com passagem pelo Arsenal, Denílson está aposentado aos 35 anos. Seu último clube foi o Brasil de Pelotas, em 2021.
- Jadson
Camisa 10 daquele time, o meia está aposentado desde 2022, tendo sido seu último clube o Vitória. Jadson foi envolvido na fatídica troca que trouxe Alexandre Pato ao Morumbi e foi parar no Corinthians, onde se tornou ídolo e costumeiramente brilhou contra o São Paulo nos clássicos.
- Lucas Moura
Com apenas 20 anos, ele fez seu último jogo com a camisa do São Paulo antes de ser vendido por mais de 40 milhões de euros para o PSG. Lucas Moura está sem clube desde que seu contrato com o Tottenham chegou ao fim. Houve rumores de uma possível volta ao Morumbi, mas o atacante disse que não pensa em voltar para o Brasil atualmente
- William José
O atacante conseguiu uma carreira sólida na Europa, especialmente na Espanha. Ele está atualmente no Bétis, onde marcou seis gols na última temporada.
- Osvaldo
Aos 36 anos, o atacante está no Vitória e tem se destacado no time que é o quarto colocado da Série B do Brasileiro.
- E os reservas?
No banco daquela decisão estavam Denis, Edson Silva, Douglas, Maicon, Cícero, Paulo Henrique Ganso e Ademilson. Luis Fabiano, hoje comentarista da ESPN, havia sido expulso do jogo de ida e por isso ficou fora da partida no Morumbi.
O técnico Ney Franco atualmente está sem clube, tendo trabalhado pela última vez em 2021, pelo CSA.
ESPN