Separados por apenas dois pontos na tabela, Red Bull Bragantino e São Paulo fazem um duelo por vaga no G4 do Brasileirão. Mas mais do que isso, o confronto deste domingo (9) provavelmente marcará o retorno de Alexandre Pato aos gramados. O atacante, que ficou muito tempo afastado por conta de uma lesão sofrida quando ainda jogava no Orlando City, tem grandes chances de fazer a sua estreia em sua terceira passagem pelo Tricolor.
No início de carreira, Pato foi apontado por muitos como um potencial camisa 9 para a seleção brasileira. Ele até chegou lá, mas não conseguiu se manter no topo e construiu uma carreira bem menos brilhante do que se imaginava. Menos quando o assunto é jogo de estreia. Em sua primeira partida por novos clubes, o atacante costuma brilhar intensamente.
Foi assim desde que ele surgiu, com a camisa do Internacional. Em seu primeiro jogo como profisional, Pato, então com 17 anos, marcou um gol em seu primeiro toque na bola na goleada sobre o Palmeiras por 4 a 1, no dia 26 de novembro de 2006. O jogo foi o último da equipe antes do embarque para o Mundial, em que o atacante mais uma vez marcou logo na primeira partida da disputa.
O sucesso no Inter fez o atleta ser convocado para a seleção brasileira. Primeiro, ele estreou pela equipe sub-20, marcando dois gols na vitória sobre o Chile por 4 a 2, em 8 de janeiro de 2007. No ano seguinte, ele fez o primeiro jogo pela seleção principal em 26 de março. E fez o gol da vitória do Brasil sobre a Suécia em amistoso disputado em Londres.
À essa altura, Pato já era jogador do Milan, onde marcou tanto no primeiro amistoso que fez, contra o Dínamo de Kiev, quanto na estreia oficial, na goleada por 5 a 2 sobre o Napoli, pelo Campeonato Italiano.
Após passar a conviver com muitas lesões, ele então decidiu voltar ao Brasil, em 2013. E quem o contratou foi o Corinthians, que pouco tempo antes havia sido campeão mundial. O primeiro jogo do atacante no clube foi na goleada por 5 a 0 sobre o Oeste, pelo Campeonato Paulista. E adivinhe? Teve gol do Pato, que fechou o triunfo no Pacaembu.
E assim foi também em suas estreias por Chelsea, Villarreal, Tianjin Quanjian e Orlando City. Pelo time inglês, ele sofreu um pênalti e bateu com categoria em duelo contra o Aston Villa, válido pela Premier League, em abril de 2016. Quatro meses mais tarde, ele já estava na Espanha e marcou no confronto com o Monaco, pelas fases preliminares da Uefa Champions League. Já em suas passagens no futebol da China e dos Estados Unidos, Pato fez gols em amistosos.
Curiosamente, as únicas duas vezes que ele não balançou as redes rivais foram justamente em suas estreias pelo São Paulo. Na primeira delas, em 2014, ele atuou contra o CSA e até marcou, mas o gol foi anulado. Ao retornar, em 2019, passou em branco. Não fez nenhum gol contra o Botafogo, mas sim na partida seguinte, contra o Goiás.
Ele, porém, tem uma terceira chance e, se realmente estrear neste domingo fazendo ao menos um gol, poderá dizer que marcou nas partidas iniciais por todos os clubes que atuou na carreira.
ESPN