De estádio ‘raiz’ a arena: por que visita ao Bragantino pode ser último jogo do São Paulo onde já foi campeão brasileiro

1775
O estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista Ricardo Moreira/Getty Images

Um dos times mais vitoriosos do futebol brasileiro, o São Paulo conquistou a maioria de seus títulos jogando no Morumbi, mas também realizou jogos inesquecíveis em outros estádios. Um deles é o Nabi Abi Chedid, na cidade de Bragança Paulista, no interior do estado.

A casa do Red Bull Bragantino, que recebe o Tricolor para o confronto entre eles neste domingo (9), pelo Brasileirão, foi palco do título brasileiro de 1991, confirmado com um empate em 0 a 0, após o time comandado por Telê Santana ter vencido o jogo de ida por 1 a 0. Na ocasião, o São Paulo conquistava o terceiro título nacional de sua história e tinha basicamente a mesma equipe que foi bicampeã mundial nos anos seguinte.

Eis que o duelo deste domingo pode ser o último do Tricolor neste estádio. Conforme previsto na compra do Bragantino pela Red Bull, a local passará por reformas para transformar-se em uma arena moderna, assim como fez recentemente o Palmeiras, que optou por demolir o Palestra Itália para a construção do Allianz Parque no mesmo local.

Durante os quatro anos estimados de obra, o Bragantino planeja mandar seus jogos no estádio municipal Cícero de Souza Marques, de Bragança Paulista. Para que o local esteja apto a receber as partidas da equipe, o clube desenbolsará R$ 22 milhões para melhorias na nova casa provisória.

Publicidade
O time são-paulino no jogo do título: Zetti, Ronaldão, Leonardo, Ricardo Rocha, Zé Teodoro e Antônio Carlos; Müller, Raí, Macedo, Bernardo e Cafu Reprodução/São Paulo FC

E mais do que o São Paulo tentar fazer história em um local inesquecível, o time tenta encerrar um retrospecto recente bastante ruim no Nabi Abi Chedid. Dos últimos cinco jogos disputados entre as duas equipes no estádio, o Tricolor empatou um e perdeu em quatro oportunidades.

ESPN