Como Dorival ‘mudou’ São Paulo, deu equilíbrio e fez dependência de Calleri e Luciano diminuir

456

Neste domingo, o São Paulo recebe o Santos, às 16h (de Brasília), no Morumbi lotado, em San-São que promete agitar a 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para manter a grande fase sob o comando do técnico Dorival Júnior, o Tricolor aposta em seu estilo de jogo coletivo, que vem rendendo dividendos nesta temporada.

Desde que chegou ao time paulistano, o treinador trabalhou para tornar o time menos dependente dos gols dos atacantes Luciano e Calleri.

Mesmo com apenas três meses de projeto, Dorival alterou muito a maneira como o São Paulo jogava, dividindo os tentos entre vários atletas, ao invés de apostar apenas nos centroavantes.

Publicidade

De acordo com números do DataESPN, o desempenho tricolor é muito diferente em relação ao de 2022, quando Rogério Ceni estava no comando.

Veja o comparativo:

Temporada 2022

  • 119 gols no total
  • 22 gols de Calleri
  • 21 gols de Luciano
  • Gols de Luciano e Calleri corresponderam a 36,1% do total de gols

Temporada 2023

  • 61 gols no total
  • 7 gols de Calleri
  • 8 gols de Luciano
  • Gols de Luciano e Calleri correspondem a 24,5% do total de gols

A estratégia de Dorival Júnior, inclusive, agradou muito Calleri.

Em entrevista exclusiva à ESPN, o argentino exaltou a mudança de estilo promovida pelo treinador.

O matador, inclusive, exemplificou o sucesso da ideia apontando a partida espetacular feita pelo lateral Caio Paulista contra o Palmeiras, na última quinta-feira (13), pelas quartas da Copa do Brasil.

“A construção do nosso time eu acho que está bem encaixada. É uma equipe muito mais coletiva agora. No ano passado, eu e o Luciano fazíamos muitos gols. Esse ano, é um time muito mais coletivo”, afirmou o gringo.

“Para citar um exemplo: contra o Palmeiras, na Copa do Brasil, a figura do time foi o lateral-esquerdo (Caio Paulista). Antes, não acontecia muito isso, pois dependia muito dos atacantes. Esse ano é uma equipe mais coletiva”, argumentou.

“Todo mundo compreendeu que pode ajudar de qualquer lugar, seja na reserva ou como titular. Seja jogando um minuto ou 90 minutos, pode ajudar”, complementou.

ESPN