O São Paulo está disposto a contratar Lucas Moura para reforçar a equipe enquanto a temporada vai caminhando para sua reta decisiva. O jogador está livre no mercado após não renovar com o Tottenham, da Inglaterra, mas a tarefa de convencê-lo a voltar ao clube que o projetou para o futebol mundial não é nada fácil.
Aos 30 anos, Lucas Moura sabe que essa talvez seja a última oportunidade de fazer um grande e lucrativo contrato na carreira. A nível familiar, não há a intenção de retornar ao Brasil agora. A prioridade é seguir atuando no exterior, seja na Europa ou em algum mercado emergente, como os EUA ou até mesmo o futebol saudita, que vem pagando muito bem para tirar jogadores relevantes do futebol europeu.
Caso Lucas Moura realmente se convença de que não é hora de voltar ao São Paulo, o clube está disposto a oferecer um contrato de apenas quatro meses, para que ele reforce o elenco até o final do ano e, posteriormente, esteja livre para fechar com qualquer equipe do exterior.
A diretoria tricolor entende que o São Paulo é uma grande vitrine. Com bons jogos pelo clube, Lucas Moura pode chamar atenção de diferentes equipes de fora do País. Assim, ele conciliaria o desejo de voltar a jogar pelo Tricolor sem abrir mão da possibilidade de fechar um lucrativo contrato em um futuro breve com uma equipe que dispõe de mais recursos financeiros.
Nos últimos anos algo parecido aconteceu com Hernanes. Em 2017, o meio-campista voltou no meio da temporada para salvar o São Paulo do tão temido rebaixamento. No fim do ano, o Profeta retornou ao Hebei FC, da China.
Kaká, em 2014, é outro exemplo. O astro do futebol mundial já tinha se acertado com o Orlando City, dos EUA, mas, como a temporada norte-americana só iniciaria em seis meses, ele acabou decidindo jogar no São Paulo, participando da campanha que resultou no vice-campeonato brasileiro.
A contratação de James Rodríguez também tem um peso em relação ao desejo de Lucas Moura. O atacante nunca escondeu a vontade de voltar ao São Paulo, e a presença de uma estrela do futebol mundial no elenco faz com que ele se sinta mais motivado a participar desse projeto esportivo.
Ainda não está nada certo, mas o São Paulo está de portas abertas para Lucas Moura. O presidente do clube mantém uma relação próxima com o jogador e sua família, com contatos frequentes. Se ele ainda assim decidir se transferir imediatamente para um clube do exterior, não foi por falta de tentativa do Tricolor em repatriá-lo.
Gazeta Esportiva