Perito aponta corrosão e vê trabalho mal feito em grade do Morumbi

194

globoesporte.com

Alexandre Lozetti

Especialista trabalhou até pouco antes das 2h da madrugada desta quinta no local em que torcedores caíram. Para ele, toda a grade do setor térreo está comprometida

Acabou pouco antes das 2h da madrugada desta quinta-feira a perícia criminal na área da grade que cedeu no estádio do Morumbi, causando a queda de 20 torcedores de uma altura de 2,5m no momento da comemoração do gol de Michel Bastos, que deu ao São Paulo a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, na partida de ida das quartas de final da Libertadores.

Info ACIDENTE NO MORUMBI v2 (Foto: infoesporte)

Edwar Folli Jr., perito criminal do setor de engenharia do Instituto de Criminalística da Polícia Civil, vistoriou o local, tirou fotos, fez medições e deixou o Morumbi com um cano na mão – um dos suportes da grade que ficam presos ao chão do setor térreo. Mesmo antes de enviar o material para análise, ele apontou corrosão e disse que o trabalho no estádio não foi bem feito.

Publicidade

– Houve corrosão. Vamos mandar para o laboratório para ver que tipo de corrosão, mas é muito evidente, dá pra ver que estava fragilizado. É um problema de material, toda solda leva à corrosão, por vários fatores – afirmou Folli.

O ambulatório do local atendeu 16 torcedores, sendo sete levados a hospitais com ferimentos mais graves, mas sem riscos de morte. O São Paulo informou que três serão operados com despesas pagas pelo clube.

Um dos torcedores, Luís Fernando Aguiar, gravou o momento do gol e da própria queda (veja acima).

Os próximos passos só serão decididos depois de uma análise mais profunda, mas a perícia já apontou que o problema do local onde a grade cedeu se repete em todo o anel inferior do Morumbi, pois trata-se do mesmo material.

– Não é feito para suportar a tensão que suportou, é feito como um guarda-corpo. Se tem 20 pessoas empurrando, a tensão é muito maior. Um fator evidente é a corrosão. Tem que refazer. O trabalho não foi bem feito, é evidente que está frágil. E esse gradil que rompeu é todo assim.

Grade Morumbi caiu gustavo vieira de oliveira (Foto: Alexandre Lozetti)Dirigentes do São Paulo observam o local do acidente no Morumbi (Foto: Alexandre Lozetti)

O São Paulo só voltará a jogar no Morumbi no dia 22, na segunda rodada do Brasileirão, contra o Internacional. Caso consiga eliminar o Atlético-MG na próxima quarta-feira, no Independência – jogará por um empate –, a semifinal da Libertadores está marcada para o começo de julho, depois da Copa América Centenário.

Grade Morumbi caiu (Foto: Alexandre Lozetti)Perito sobe até as cadeiras inferiores do estádio para avaliar onde estava a torcida