O retrospecto do São Paulo como visitante no Campeonato Brasileiro é extremamente decepcionante. No último domingo, a equipe voltou a frustrar sua torcida ao ser derrotada pelo lanterna América-MG, por 2 a 1, na Arena Independência.
Até o momento, o Tricolor ainda não venceu um jogo sequer fora de casa neste Brasileirão. Foram cinco empates e outras cinco derrotas na atual edição do torneio.
O desempenho é ainda pior sob o olhar de um recorte mais longínquo. O time conquistou apenas nove vitórias nos últimos três Brasileirões – em 2021, 2022 e 2023. No ano passado, a equipe obteve cinco triunfos como visitante, enquanto no anterior, foram quatro. Neste período, o Tricolor disputou 48 partidas.
O São Paulo também corre sérios riscos de fazer sua pior campanha fora de casa desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos. As piores marcas foram registradas em 2010, 2017 e 2021, com quatro vitórias.
Já a melhor campanha do Tricolor como visitante foi em 2007, quando ficou com o título. Naquela temporada, a equipe venceu dez partidas fora de seus domínios.
O técnico Dorival Júnior já reconheceu a necessidade do time melhorar os números neste quesito. Ele tratou a situação como inaceitável e afirmou que a equipe não pode cair tanto de produção quando jogar longe do seu torcedor.
“Procuramos a condição ideal para termos o mesmo rendimento. É preocupante, porque dentro de casa nossa força é impressionante. Dizer que é só por estarmos em casa não pode ser. Hoje tínhamos que nos sentir em casa, o numero que torcedores que trouxemos aqui foi impressionante e poderíamos ter dado uma resposta um pouco melhor. Infelizmente, deixamos a desejar coletivamente e amargamos mais uma derrota fora de casa. Para uma equipe como a nossa, é inaceitável uma situação como essa”, comentou.
O próximo jogo do São Paulo como visitante no Brasileirão está marcado somente para o dia 13 de setembro, diante do Internacional. Antes disso, o time enfrenta o Coritiba no Morumbi e a LDU, pela Sul-Americana. Esta última será já nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília).
Gazeta Esportiva