Eliminado pela LDU nas quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana em pleno Morumbi lotado nesta última quinta-feira (31), o São Paulo ainda tem mais dois grandes desafios nesta temporada: a grande final da São Paulo e melhorar a colocação no Brasileirão.
Contudo, para ter sucesso nas duas competições que restam para o Tricolor em 2023, o time de Dorival Júnior terá que evoluir em cinco pontos principais para o torcedor não acabe frustrado novamente.
1) Partidas fora de casa
Não é de hoje que o São Paulo vem sofrendo jogando longe de seus domínios. E, nesta temporada, este problema parece ter se acentuado ainda mais. A equipe paulista ainda não conseguiu vencer como visitante no Campeonato Brasileiro.
Na Sul-Americana, um desempenho ruim na partida de Quito custou caro para o clube e foi um dos grandes motivos da eliminação nos pênaltis para a LDU.
Já na Copa do Brasil, apesar da derrota para o Corinthians, o São Paulo conseguiu somar vitórias importantes longe do Morumbi, contra Ituano, Sport e Palmeiras.
2) Desperdício de chances
O time de Dorival é um dos que consegue criar muitas chances de marcar durante a partida, jogando com os titulares ou até com os reservas. Contudo, foram diversas partidas em que estas oportunidades não foram convertidas em bola na rede.
Nos confrontos contra Cruzeiro (derrota), Bahia (empate), Flamengo (empate) e Botafogo (empate), pelo Brasileirão, por exemplo, o time teve chances claras, até cara a cara na área para marcar e conseguir um melhor resultado. Com os pontos que foram ‘desperdiçados’ nestes duelos, o São Paulo poderia estar brigando na parte de cima da tabela da primeira divisão nacional.
Contra a LDU, principalmente no segundo tempo, a equipe conseguiu criar boas chances de marcar e garantir a classificação no tempo normal, mas acabaram falhando e caindo nos pênaltis. A principal delas foi com Calleri, que desperdiçou na pequena área.
3) Inconsistência no meio-campo
Mesmo recheado de opções, o São Paulo segue sem ter um grupo de titulares consolidados no meio-campo. Os atletas da posição oscilam durante a temporada e estão tendo dificuldades em se firmar.
Pablo Maia, que chegou a ser especulado em times europeus e ganhou ainda mais destaque desde a chegada de Dorival ao clube, já não vive seu melhor momento na temporada. Após ter um problema viral que o tirou de duas partidas, ele acabou não fazendo um bom jogo contra o América-MG e sendo substituído contra a LDU no Morumbi.
Ao lado do volante, Alisson e Gabriel Neves vivem se alternando, com o primeiro em melhor fase atual. O uruguaio não voltou bem após a lesão que sentiu contra o Palmeiras na Copa do Brasil.
Já na fase de criação, Rodrigo Nestor, Michel Araújo e Wellington Rato ganharam a forte concorrência de James Rodríguez. Apesar do pênalti decisivo perdido na Sul-Americana, o colombiano está entrando em forma e deve ganhar mais minutos.
4) Calleri e Luciano
Os dois centroavantes são as grandes esperanças da torcida para marcar. Contudo, em 2023, eles não estão sendo tão artilheiros como de costume. Ambos tiveram chances claras de marcar contra a LDU, mas não conseguiram fazer o que o time precisava.
O argentino, que passou por grave lesão neste ano, soma 39 partidas com 10 gols e seis assistências. Dificilmente ele alcançará os 27 gols da temporada passada, quando foi o maior goleador do time.
Já Luciano, que terá que se adaptar após a chegada de Lucas, fez 47 partidas em 2023, com os mesmos 10 gols e oito assistências. O camisa 10 conquistou o carinho da torcida com muitos gols decisivos e, nesta temporada, vem sofrendo para repetir a fase artilheira.
5) Ausência de Caio Paulista
O lateral que chegou no começo do ano para ser opção no banco de reservas acabou virando protagonista no São Paulo. Contudo, com a lesão de Welington no Campeonato Paulista, Caio virou titular e foi crescendo de produção.
Durante os confrontos contra o Palmeiras, nas oitavas de final da Copa do Brasil, ele foi peça chave para a classificação do Tricolor. Para coroar, ele ainda marcou um dos gols da vitória do time em pleno Allianz Parque.
Contudo, durante o duelo contra o San Lorenzo, pelas oitavas da Sul-Americana, o lateral acabou sofrendo um estiramento no posterior da coxa direita e desde então vem sendo desfalque. Welington ganhou a titularidade, mas ainda não conseguiu alcançar o mesmo nível do companheiro.
ESPN