Um dos principais campeões do futebol brasileiro, o São Paulo tem a chance de conquistar seu primeiro título em 2023. Para isso, pela Copa do Brasil, o Tricolor vai ter que encarar o Flamengo no Morumbi, onde o time tem feito suas melhores partidas na temporada. Contudo, o bom aproveitamento também segue em finais na história do clube?
Inaugurado em 1960, o estádio virou um grande símbolo do clube e foi palco de grandes conquistas, como as CONMEBOL Libertadores de 1992 e de 2005, por exemplo. Contudo, o local também foi palco de derrotas duras, como as do Brasileirão de 1990 e da Libertadores de 1994.
O ESPN.com.br foi em busca da resposta e fez o levantamento de quantas finais o São Paulo decidiu no estádio do Morumbi. Das 54 que o clube disputou, 28 foram definidas no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, sendo que 23 delas foram como mandante e outras cinco como visitante (até a primeira década do século XXI, a maioria dos clássicos estaduais e finais eram no estádio).
Desempenho do São Paulo como mandante em finais definidas no Morumbi:
- 23 Finais
- 16 Títulos
- 7 Vices
O ótimo aproveitamento do São Paulo em casa é histórico, vencendo pouco mais de um terço das decisões como mandante. A última delas foi a decisão do Campeonato Paulista de 2021 contra o Palmeiras, quando o Tricolor venceu por 2 a 0 e saiu com o título estadual.
Já o último revés faz quase duas décadas. Em 2006, pela CONMEBOL Recopa, o time que seria campeão brasileiro mais tarde acabou só empatando com o Boca Juniors e ficando como vice por ter perdido a partida na Argentina.
Desempenho do São Paulo como visitante em finais definidas no Morumbi:
- 5 Finais
- 1 Vitória
- 4 Vices
O aproveitamento do São Paulo despenca em finais decididas no Morumbi em que o clube foi visitante. A única vitória foi no estadual de 1989, contra o São José. E a última derrota foi em 2002, pelo Rio-São Paulo, quando foi derrotado em outra decisão contra o Corinthians.
Agora, neste domingo (24), às 16h (de Brasília), como mandante, o Tricolor encara o Flamengo pela grande decisão da Copa do Brasil. Após vencer o jogo de ida no Maracanã por 1 a 0, a equipe comandada por Dorival Júnior precisa apenas de um empate para ficar com o título inédito. Caso perca por um gol de diferença, a disputa vai para os pênaltis.
ESPN