Quem são os 5 responsáveis por levar o São Paulo à final da Copa do Brasil

136

O São Paulo decide hoje (24), no Morumbi, o título da Copa do Brasil contra o Flamengo. A campanha do Tricolor até a final do torneio teve, claro, participação de vários jogadores e dedo importante do técnico Dorival Jr, mas ao menos cinco deles foram responsáveis diretos para que a equipe esteja a 90 minutos de um título inédito.

Wellington Rato

O meia-atacante que abriu o ano como um dos melhores jogadores do time foi o primeiro a salvar a pele do Tricolor na difícil classificação contra o Ituano. O São Paulo havia empatado por 0 a 0 dentro do Morumbi e martelava contra a equipe do interior na segunda partida até que Wellington Rato, ao seu estilo, resolveu o jogo: da direita, ele puxou para dentro, cortou dois marcadores e finalizou rasteiro, no cantinho. O gol foi o único da eliminatória e classificou o Tricolor.

Rato voltaria a ser decisivo na semifinal contra o Corinthians. Já em outro momento da temporada, mais questionado do que no início do ano, o meia acertou mais um chutaço de fora da área para vencer Cássio e abrir o placar no Morumbi. O gol abriu caminho para a virada sobre o rival, resultado que carimbou o clube na final do torneio.

Rafael

Maior resposta para o gol do São Paulo desde a aposentadoria de Rogério Ceni, Rafael mostrou ao longo do torneio seu valor. Além da liderança, o goleiro foi o herói da classificação para as quartas de final após um apagão generalizado do Tricolor dentro do Morumbi contra o Sport — a equipe pernambucana havia perdido por 2 a 0 na Ilha do Retiro, mas fez 3 a 1 em São Paulo e levou a decisão para os pênaltis. Todos os tricolores acertaram as cobranças e contaram com Rafael pular no canto certo para defender a batida do atacante Luciano Juba.

Publicidade

Rafinha

Outro dos líderes do elenco são-paulino, o lateral fez algo que não está acostumado nesta edição do torneio: gol. O capitão acertou um chute forte de fora da área e contou com o desvio do zagueiro Luan para matar Weverton e garantir a vitória sobre o Palmeiras no jogo de ida no Morumbi.

Caio Paulista

O lateral-esquerdo ganhou a condição de titular durante a temporada e foi decisivo na partida de volta contra o Palmeiras. Dentro do Allianz Parque, o rival havia igualado o marcador e vencia por 1 a 0 quando Caio se apresentou pelo meio, recebeu de Luciano, passou por Luan e bateu cruzado rasteiro para empatar o jogo. O resultado parcial já dava a classificação ao Tricolor e fez o momento do jogo virar para o São Paulo, desacelerando os torcedores no Allianz Parque. David ainda ampliaria no fim.

Lucas

A chegada do jogador revelado em Cotia esteve diretamente ligada a dois fatores: a suspensão de Luciano após a derrota para o Corinthians na semifinal e a contratação de James Rodríguez. E o camisa 7 deu o resultado que o Tricolor mais queria com sua contratação: na vaga de Luciano, Lucas marcou de cabeça o gol que classificou o Tricolor para a decisão da Copa do Brasil e eliminou o rival.

UOL