Com a vitória sobre o Red Bull Bragantino, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, o São Paulo atingiu os 45 pontos e selou praticamente a permanência na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A situação confortável na tabela dá ao clube a possibilidade de planejar as próximas movimentações no mercado da bola.
O próximo compromisso da equipe é o clássico diante do Santos, marcado para domingo, a partir das 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 34ª rodada do Brasileirão. Em seguida, em virtude da data Fifa, o Tricolor ficará dez dias sem entrar em campo antes da partida adiada pela 32ª rodada, contra Fluminense.
Neste período, a comissão técnica de Dorival Júnior pretende avaliar o elenco e definir as prioridades para a próxima temporada, já pensando em possíveis perdas na janela de transferências.
“Tudo isso nós vamos ter que sentar e avaliar. Ainda não entramos em detalhes sobre o que necessitamos. O mercado é muito dinâmico, de um dia para a noite podem acontecer chegadas ou saídas. Queremos nos preparar para possíveis vendas, para não sermos pegos de surpresa. Depois dessa data Fifa, talvez vamos começar a falar mais sobre o elenco, possíveis contratações, para termos ideias mais claras do que teremos daqui para frente”, comentou o treinador.
O São Paulo precisa definir a situação de alguns jogadores para 2024. A principal delas diz respeito ao atacante Lucas Moura, que tem contrato curto, somente até o fim deste ano, e ainda não decidiu se irá ou não estender o vínculo. Neste momento, ele está em tratamento de uma lesão muscular.
Outro caso é o dos emprestados Erison, que pertence ao Botafogo, e David, ligado ao Internacional. Daqui para frente, ambos eles devem ganhar oportunidades para tentar convencer Dorival, assim como Alexandre Pato, que disputou apenas dez partidas pela equipe nesta temporada e tem contrato até dezembro.
Já o lateral Caio Paulista, emprestado pelo Fluminense, e o zagueiro Ferraresi, do Grupo City, serão certamente comprados em definitivo pelo São Paulo no fim desta temporada.
Possíveis saídas
O Tricolor também tenta se antecipar no mercado para não ser pego de surpresa com a saída de algum jogador importante. Neste momento, quem desperta mais interesse de times da Europa são os jovens da base, como Beraldo, Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Welington.Continua após a publicidade
Outra prioridade da diretoria são-paulina é um centroavante para fazer sombra ao argentino Calleri, que operou o tornozelo direito e está fora da temporada. O compatriota Galoppo, que se recupera uma lesão no joelho, já exerceu esse papel no início do Paulistão e pode voltar a ser testado por Dorival.
Fato é que o São Paulo tem apenas uma contratação garantida para 2024: o atacante Erick, do Ceará, que vem como uma opção de velocidade para as beiradas do campo. A partir desta data Fifa, o clube deve colocar outros jogadores no radar para ampliar o leque de alternativas no próximo ano, quando o Tricolor, que conquistou o título da Copa do Brasil, voltará a disputar a Libertadores.
UOL