O São Paulo já atingiu 46 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro e se vê em uma situação confortável, sem qualquer risco de rebaixamento à Série B. O cenário dá ao técnico Dorival Júnior a possibilidade de fazer das rodadas finais do torneio um laboratório de testes, já de olho em 2024.
O Tricolor já começou a se planejar para a próxima temporada, que contará com as disputas da Supercopa do Brasil e também da Libertadores.
Entre esta quarta e quinta-feira, o grupo são-paulino passará por uma profunda avaliação médica no CT da Barra Funda. O objetivo é adiantar parte da pré-temporada, fazendo com que a comissão técnica de Dorival ganhe dois dias a mais para preparar a equipe no início do próximo ano.
Além disso, o treinador aproveitará o período de pausa concedido pela data Fifa para avaliar o elenco, possíveis reforços e também definir as prioridades do time para a próxima temporada.
Outra iniciativa do comandante foi subir algumas das principais joias da base para integrar treinamentos com os profissionais, como Caio Matheus, William Gomes, Henrique Carmo e Talles Wander. A ideia é observar de perto os garotos para, quem sabe, utilizá-los em 2024.
Dorival também pode aproveitar este período para testar novas formações, buscar novas alternativas para encaixar o meia James Rodríguez e dar mais minutos a alguns jogadores menos utilizados por ele neste ano, como o lateral Raí Ramos, o volante Jhegson Méndez e o zagueiro Ferraresi, que voltou de lesão há pouco tempo.
Apesar da tranquilidade no Brasileirão, o técnico afirmou que não antecipará as férias dos jogadores. Com o Brasileiro terminando em 6 de dezembro, o elenco terá 30 dias de descanso e deve retornar às atividades no início de janeiro, pouco antes do começo do Paulistão.
O São Paulo ainda tem cinco jogos a serem disputados na Série A do Brasileirão deste ano. O próximo deles acontece no dia 22, diante do Fluminense, no Rio de Janeiro. A bola rola a partir das 21h30 (de Brasília), no Maracanã, em duelo atrasado pela 32ª rodada do torneio.
UOL