Tratado como o principal regional do país, o torneio começa no dia 21 de janeiro e termina em 7 de abril; formato de disputa é o mesmo da temporada passada
A Federação Paulista definiu nesta quinta-feira os grupos da edição 2024 do Paulistão Série A1 – a elite do estado. Em evento realizado no Auditório do Ibirapuera, a FPF e os dirigentes dos 16 clubes participantes sortearam as quatro chaves da fase de grupos da competição.
Atual campeão, o Palmeiras é o cabeça de chave do Grupo B. As outras três camisas de mais tradição do futebol paulista – Corinthians, Santos e São Paulo – lideram os outros grupos.
Para a próxima temporada, duas equipes voltarão a fazer parte da elite estadual: Ponte Preta e Novorizontino, que estiveram na Série A2 neste ano e conseguiram o acesso.
Os grupos:
- Grupo A: Santos, Ituano, Santo André e Portuguesa
- Grupo B: Palmeiras, Água Santa, Guarani e Ponte Preta
- Grupo C: Corinthians, Red Bull Bragantino, Mirassol e Inter de Limeira
- Grupo D: São Paulo, São Bernardo, Botafogo-SP e Novorizontino
– Tivemos uma reunião fantástica com os clubes, que estão entendendo e abraçando as mudanças. Sei da dificuldade que é romper as barreiras. É uma conquista muito grande. Você conviver com os clubes, com os executivos, é um time de altíssimo nível. As receitas dos clubes vão crescer e vamos entregar mais e melhor para o público – festejou Reinaldo Carneiro Bastos, o presidente da Federação Paulista.
O Palmeiras é o atual campeão estadual. O time do Verdão conquistou o título desta temporada com a vitória por 4 a 0 sobre o Água Santa, depois de ter perdido o jogo de ida por 2 a 1. Relembre abaixo a decisão:
Modelo de disputa
O Paulistão 2024 tem início marcado para o dia 21 de janeiro e término agendado para o dia 7 de abril. A campeonato manterá o esquema de disputa utilizado em anos anteriores.
Os 16 clubes participantes estão divididos em quatro grupos com quatro equipes cada. Na primeira fase, disputada em 12 rodadas, os times enfrentam apenas os adversários das outras chaves.
Exemplo: o Palmeiras joga com todos os times dos Grupos A, C e D, porém não enfrenta Água Santa, Guarani e Ponte Preta na fase inicial.
O embate de quartas de final será em jogo único entre os dois melhores de cada chave. Na semi, também em partida única, os confrontos serão definidos de acordo com a campanha dos clubes classificados. As finais serão em duelos de ida e volta, e as duas equipes de pior campanha serão rebaixadas para a Série A2 em 2025.
Globo Esporte