Com Luiz Gustavo a caminho e argentino no radar, São Paulo tem duas saídas prováveis para 2024; veja detalhes

830

Enquanto trabalha na montagem do elenco para 2024, o São Paulo vê como prováveis as saídas de dois jogadores: os volantes Luan e Jhegson Méndez. Por outro lado tem Luiz Gustavo praticamente acertado.

Segundo apurou a ESPN, o Tricolor considera que ambos perderam espaço com o técnico Dorival Júnior. A tendência é que eles sejam usados como “moedas de troca” em negociações por outros atletas.

Já há também dois nomes favoritos para substituir a dupla, caso as saídas sejam mesmo confirmadas (leia mais abaixo).

Confira detalhadamente a situação de cada atleta:

Publicidade

Luan

O jogador de 24 anos viveu seu melhor momento no clube na final do Paulistão de 2021, quando foi decisivo na conquista do São Paulo e saiu muito elogiado até mesmo por Abel Ferreira, técnico do Palmeiras.

Na chegada de Rogério Ceni como técnico, em outubro de 2021, porém, Luan sofreu uma grave lesão logo no primeiro treino do novo técnico, realizado no estádio do Morumbi, e passou longo período em recuperação.

O atleta atuou pouquíssimo no ano seguinte, fazendo apenas 13 jogos e registrando um gol.

De acordo com fontes ouvidas pela ESPN, há o entendimento de que o comportamento do atleta na recuperação da lesão ficou longe do esperado em 2022.

Pessoas consultadas pela reportagem afirmaram que não houve a entrega e a dedicação exigidas no processo de cura da contusão, o que atrapalhou muito sua temporada.

Em 2023, houve grande mudança, com o meio-campista sendo elogiado internamente no clube pela alteração na postura.

Todavia, com a saída de Ceni e a chegada de Dorival Júnior, o jogador acabou perdendo espaço por questões de estilo de jogo, já que Dorival gosta de outro tipo de volante.

Segundo as fontes, o treinador prefere meio-campistas que tenham mais facilidade na iniciação de jogadas, como Pablo Maia, Gabriel Neves e Rodrigo Nestor, e não com “volantes-raiz”, como Luan, que são especialistas em destruição.

Pessoas do dia-a-dia tricolor salientam que, como Dorival seguirá como técnico, o prata-da-casa deve continuar sem espaço. Com isso, o entendimento é de que seria melhor para Luan seguir seu caminho em outro clube.

A tendência, portanto, é que ele deixe o Morumbi, seja numa venda, empréstimo ou troca.

Jhegson Méndez

Internamente, o São Paulo analisa que Méndez foi bem durante a gestão Rogério Ceni, já que atuava como um protetor da cabeça-de-área que se aproximava da dupla de zagueiros para auxiliar na saída de bola.

No entanto, com a chegada de Dorival, o novo treinador tem preferência por outro sistema, e Jhegson acabou perdendo espaço no Tricolor – entre julho e setembro, ele só jogou uma vez, na goleada por 5 a 0 sofrida para o Palmeiras.

Depois que parou de ser escalado na equipe do Morumbi, o meio-campista também perdeu espaço na seleção do Equador, mesmo tendo sido titular na última Copa do Mundo.

Ele não vem sendo chamado nas últimas convocações da seleção sul-americana, o que o fez pensar que uma saída do São Paulo seria o melhor caminho.

Fontes afirmam que sua postura nos bastidores é exemplar, já que o jogador nunca fez qualquer reclamação ou causou qualquer constrangimento por ter ido parar no banco de reservas.

Todavia, ele sinalizou aos dirigentes de que prefere seguir a carreira em uma equipe na qual tenha oportunidade de voltar a jogar com frequência, retornando também às convocações do Equador.

A alta cúpula são-paulina, por sua vez, enxerga em Méndez, de 26 anos e com prestígio no cenário sul-americano, uma boa “moeda de troca” para possíveis negociações.

Esse, aliás, é o mesmo cenário analisado para o meia-atacante Nikão, que retornará ao Morumbi no ano que vem após empréstimo ao Cruzeiro.

O plano da diretoria, portanto, é que a dupla seja utilizada em negociações, muito provavelmente em trocas de jogador por jogador ou como forma de abater o preço na transferência de algum atleta desejado.

E os substitutos?

Um dos reforços para o meio-campo já está com tudo praticamente acertado: o volante Luiz Gustavo, ex-Bayern de Munique e seleção brasileira.

O time tricolor, inclusive, espera o atleta na semana que vem para realizar os exames médicos protocolares, anunciando a contratação para a próxima temporada.

Outro nome que interessa muito ao clube do Morumbi é do argentino Emmanuel Martínez, de 29 anos, do América-MG.

Titular absoluto do Coelho, ele registra 59 partidas pelos mineiros na atual temporada, com 1 gol e 8 assistências.

Na carreira, ele tem passagens por River Plate, Chacarita Juniors, San Martín de San Juan, Deportivo Cuenca e Barcelona de Guayaquil.

ESPN