Atacante de 34 anos pouco atuou nesta terceira etapa pelo clube e terminou com problema muscular; apesar de especulações sobre a Portuguesa, ele não tem destino para 2024
A terceira passagem de Alexandre Pato pelo São Paulo termina neste domingo, dia 31 de dezembro de 2023, de maneira frustrante. O atacante de 34 anos possui futuro indefinido, embora tenha tido o nome recentemente ligado a equipes paulistas, e busca novo destino para 2024.
Pato teve um ano difícil, com pouco espaço sob o comando de Dorival Júnior. Foram apenas 10 partidas e dois gols anotados, um deles no clássico contra o Santos, pelo Brasileirão.
A comissão técnica julgou que obteve “poucas respostas” de Pato durante os treinamentos, especialmente por questões físicas.
O experiente atacante passou por longa recuperação de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e só acertou com o São Paulo em maio, após tratamento na própria estrutura tricolor no CT da Barra Funda.
A difícil recuperação fez Pato começar a trajetória no clube atrás dos companheiros em relação a ritmo de jogo e competitividade. Tanto que a reestreia ocorreu só em julho, contra o Red Bull Bragantino.
Pato chegou a dar bons sinais, como os minutos em que atuou no duelo contra o Santos. Porém, os problemas físicos e o afunilamento da temporada tiraram a possibilidade de evolução.
O jogador pediu publicamente mais minutos e chegou a dar uma indireta nas redes sociais, depois do fim da temporada, sobre a pouca utilização. Não adiantou.
A comissão técnica optou por usar nomes como David, Juan e Erison como alternativas a Calleri, que parou de jogar em setembro para operar o tornozelo direito. Pato acabou como uma das últimas opções para o setor ofensivo.
Pato foi apenas uma vez titular, no empate por 1 a 1 com o Flamengo, e viu a trajetória no São Paulo terminar mais cedo em virtude de uma lesão muscular ocorrida em novembro.
O pouco espaço com Dorival Júnior resultou na iminente saída do jogador, que apareceu uma última vez no Morumbi em 2023.
O jogador esteve presente no jogo festivo das lendas de São Paulo e Milan. O atacante reencontrou colegas dos tempos de Itália e vestiu a camisa do clube italiano, mas sem atuar no duelo entre ídolos dos clubes.
No gramado durante o evento de encerramento da temporada, em conversa com a “ESPN”, Pato assegurou que seguirá jogando em 2024. Dias depois, viu o seu nome ser ligado à Portuguesa para a disputa do Paulistão.
A Lusa, em nota oficial, negou ter procurado os representantes do atacante, que ainda não se pronunciou sobre como será o futuro na temporada 2024.
A partir desta segunda-feira, sem contrato com o São Paulo, Pato vai começar a definir o prosseguimento da carreira depois de uma passagem longe da sonhada pelo Morumbi, local em que criou identificação.
Pato deixa o Tricolor com três passagens (2014 e 2015, 2019 a 2020 e 2023), com 146 jogos e 49 gols com a camisa tricolor.
GloboEsporte