Veja números de Luis Zubeldía, um dos favoritos para substituir Dorival no São Paulo

964

Luis Zubeldía é um dos favoritos para substituir Dorival Júnior no São Paulo. O treinador argentino, livre no mercado, chamou atenção da diretoria tricolor pelo bom trabalho realizado na LDU, que, inclusive, eliminou o clube do Morumbi nas quartas de final da Copa Sul-Americana de 2023, nos pênaltis.

Aos 42 anos, Zubeldía é visto como um treinador promissor, com ideias compatíveis com as necessidades do futebol atual, e colecionou números impressionantes à frente da LDU, time com o qual se sagrou campeão da Copa Sul-Americana de 2023, vencendo o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda, antigo “plano A do São Paulo”, na final do torneio.

Em 2023, Luis Zubeldía comandou a LDU em 46 partidas, somou 25 vitórias, 15 empates e apenas seis derrotas, ostentando um aproveitamento de 65,2%. Sua equipe marcou 74 gols, tendo uma média1,6 gol por partida, e foi vazada apenas 30 vezes. Os dados são do Sofascore.

Contra o São Paulo, nas quartas de final da Copa Sul-Americana, a LDU de Luis Zubeldía venceu o jogo de ida, no Equador, por 2 a 1, embora tenha sido amplamente superior ao adversário, e perdeu por 1 a 0 na partida de volta, no Morumbi, resultado que levou a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, melhor para os equatorianos, que venceram por 5 a 4.

Publicidade

A atuação conservadora da LDU no Morumbi, “jogando com o regulamento debaixo do braço”, pode ter passado a impressão equivocada de que Luis Zubeldía é um técnico retranqueiro. Ao longo da última temporada, o treinador argentino ostentou uma média de 57,2% de posse de bola.

Zubeldía é apenas um dos treinadores que vêm sendo entrevistados pela diretoria do São Paulo nesta semana. Não há garantia de que ele será o escolhido para substituir Dorival Júnior, mas o primeiro contato com a alta cúpula tricolor agradou, assim como o trabalho realizado à frente da LDU.

UOL