Thiago Carpini no São Paulo: como funciona a renovação automática prevista em contrato do novo técnico

227

Nesta quinta-feira (11), o São Paulo anunciou a contratação de Thiago Carpini como novo treinador da equipe. O jovem técnico chega para substituir Dorival Júnior, que deixou o clube rumo à seleção brasileira, e tem contrato até dezembro deste ano.

Porém, há uma cláusula de renovação automática caso Carpini seja campeão do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil ou CONMEBOL Libertadores.

A estreia do comandante acontecerá no dia 20 de janeiro, contra o Santo André, às 20h (de Brasília), no Morumbi, pela 1ª rodada do Campeonato Paulista.

“É um momento mágico, me preparei muito para isso. Trabalhar no São Paulo é um sonho realizado, ainda mais em um ano tão importante, de volta à CONMEBOL Libertadores. O clube vem de uma temporada vitoriosa, com a conquista inédita da Copa do Brasil, e tem um elenco muito qualificado. Para mim, é uma realização pessoal e profissional”, afirmou o técnico Thiago Carpini.

Publicidade

“Fizemos uma seleção criteriosa, com diversas entrevistas. O Carpini é um treinador da nova geração, chega para seguir um caminho que traçamos em 2021 e nos levou à conquista de dois títulos”, afirmou o Presidente Julio Casares.

“Os resultados que obtivemos nos últimos três anos, quando disputamos quatro finais com três profissionais diferentes, nos mostraram que não poderíamos abrir mão da nossa identidade. O São Paulo é um time ofensivo, corajoso e que busca o protagonismo. Foi assim com Crespo, Rogério e Dorival, cada um com suas características. Enxergamos no Carpini, que vem de excelentes trabalhos, um treinador capaz de manter essas diretrizes e nos manter na condição de postulantes a títulos”, disse o diretor de futebol Carlos Belmonte.

Com apenas 39 anos e tendo iniciado carreira de técnico em 2019, Carpini terá sua 1ª chance em um dos grandes clubes do futebol nacional.

Ele começou sua trajetória no Guarani, passando nas temporadas seguintes por Oeste, Inter de Limeira, Santo André e Ferroviária.

Seu nome começou a ganhar força em um cenário maior a partir de 2022, quando ele chegou ao pequeno Água Santa, equipe da Grande São Paulo.

Em 2023, Thiago fez história ao levar o clube à final do Paulistão, eliminando o próprio São Paulo nas quartas e chegando até a vencer o poderoso Palmeiras no jogo de ida da decisão por 2 a 1.

O Água Santa acabaria com o vice após ser goleado por 4 a 0 na volta, no Allianz Parque, mas isso não apagou a grande campanha feita pelo time.

Na sequência, como o time de Diadema não teria calendário nacional, Carpini assumiu o Juventude, que passava por apuros e estava na zona do rebaixamento da Série B.

Fazendo outro grande trabalho, ele comandou uma reação histórica, que terminou com o acesso à elite do Campeonato Brasileiro.

Agora, o jovem treinador encantou a diretoria são-paulina durante o processo de entrevistas para escolher o substituto de Dorival, sendo escolhido pelo presidente Julio Casares e sua diretoria.

ESPN