Na noite da última quarta-feira, o São Paulo venceu o Talleres, por 2 a 0, no Morumbis, e garantiu sua ida às oitavas de final da Copa Libertadores como líder do Grupo B. O Tricolor chegou aos 13 pontos e igualou a pontuação do time argentino, mas ultrapassou o rival nos critérios de desempate.
O importante resultado do São Paulo contou com grande desempenho de praticamente todos que estiveram em campo e, claro, Lucas e Luciano se destacaram pelos gols marcados. No entanto, o ‘motorzinho’ Alisson fez mais uma grande partida – e a performance do volante não passou em branco pela torcida.
Alisson tem sido um dos destaques ‘silenciosos’ do São Paulo desde a última temporada. Foi sob o comando do ex-técnico tricolor Dorival Júnior que despontou – e tal legado não parou por aí. Não à toa, conquistou seu espaço de lá para cá e, nesta temporada, é o jogador de linha da equipe com mais minutos acumulados.
O volante são-paulino entrou em campo em 26 dos 28 jogos que o Tricolor disputou neste 2024. O jogador foi titular em 24 ocasiões e reserva em apenas duas oportunidades.
Alisson ficou fora apenas de dois jogos na atual temporada. O primeiro deles foi contra a Ponte Preta, ainda no Campeonato Paulista, quando precisou cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, e o segundo no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Águia de Marabá – foi poupado pelo técnico Luis Zubeldía, que mandou a campo um time recheado de reservas.
Mesmo com o alto número de jogos disputados, Alisson vem mantendo a regularidade e segue tendo atuações de alto nível no meio-campo do São Paulo. De acordo com dados do Sofascore, o volante de 30 anos tem uma taxa de acerto de 91% no passe e é o jogador do elenco com mais bolas recuperações, com 128.
Ainda segundo a plataforma de estatísticas, ele é o atleta do elenco com mais faltas sofridas, com 41, e ganhou 109 duelos até o momento, tanto aéreos como pelo chão. O meio-campista ainda demonstra toda sua classe para sair jogando, tendo uma média de 78% de acerto no drible.
Alisson não é daqueles volantes que se destacam por seus atributos ofensivos – possui dois gols e uma assistência na temporada. No entanto, faz sua função com maestria, sempre mostrando sua capacidade para articular jogadas e facilitar a vida do restante do time nas partidas.
Com Alisson à disposição, o São Paulo retorna aos gramados neste domingo, contra o Cruzeiro, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 18h30 (de Brasília), no Morumbis.
Gazeta Esportiva