Na noite do último domingo, o São Paulo conquistou mais uma vitória sob o comando do técnico Luis Zubeldía e deixou os torcedores felizes. O Tricolor venceu o Cruzeiro por 2 a 0, com gols de Lucas e Calleri, no Morumbis, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
A noite foi ainda mais especial para Zubeldía, que alcançou uma marca expressiva em menos de dois meses comandando a equipe. Com o triunfo, o treinador vive o melhor início de um técnico pelo São Paulo desde Pepe em 1986.
No recorte dos primeiros dez jogos com o Tricolor, Pepe teve um início arrasador à beira do gramado: arrancou com nove vitórias e um empate. Enquanto isso, o treinador argentino detém oito triunfos e dois empates até o momento.
Pepe iniciou sua jornada no São Paulo em setembro de 1986 e comandou a equipe pela primeira vez contra o Ceará, em jogo válido pelo Grupo A do Campeonato Brasileiro. Na época, o Tricolor goleou o rival por 4 a 0 e, em seguida, empatou em gols com o Internacional.
Depois, foram apenas vitórias com Pepe dando instruções à beira do campo: o Tricolor venceu Sampaio Corrêa (4 a 0), Fluminense (3 a 2), Operário-MS (2 a 1), Remo (2 a 0), Sport (3 a 2), Ponte Preta (2 a 0), Santos (2 a 0) e, por fim, Bangu (2 a 0).
No total, o ex-treinador do São Paulo ficou 13 jogos invicto em seus primeiros dois meses no time. O comandante levou à equipe ao título brasileiro naquele ano, o segundo da história do clube paulista.
Agora, Zubeldía terá o desafio de igualar e, quem sabe, superar a sequência de invencibilidade de Pepe. Desde que chegou ao São Paulo, o argentino esteve no comando da equipe em dez partidas, conquistando oito vitórias e dois empates. O técnico possui 86,6% de aproveitamento.
O que chama a atenção neste time são-paulino é o quão rápido o treinador conseguiu implementar suas ideias de jogo. Zubeldía foi anunciado no final do mês de abril e transformou o Tricolor em outro time – seguro no setor defensivo, com apenas quatro gols sofridos, e letal no ataque, com 19 tentos marcados.
Zubeldía também alcançou outro importante recorde com a vitória no último domingo. Ele se tornou o segundo técnico do São Paulo no século a ficar invicto em seus primeiros dez jogos. O primeiro a atingir tal marca foi Dorival Júnior em sua segunda passagem pelo clube.
O São Paulo agora ficará mais de uma semana sem entrar em campo. O próximo compromisso do time é no dia 13 de junho (quinta-feira), diante do Internacional, no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. A partida, que é válida pela sétima rodada da Série A, está marcada para as 20h (de Brasília).
Gazeta Esportiva