Ainda que o Flamengo não tenha conquistado nenhum título em campo em 2023, fora dele, foi o clube que apresentou a condição financeira mais saudável no Brasil. É uma das conclusões apresentada pelo “Relatório Convocados”, lançado na terça-feira (12), em evento em São Paulo.
O documento, elaborado pela consultoria de mesmo nome, em parceria com a Galapagos Capital e Outfield, fez avaliação do status das finanças dos 20 clubes da Série A no último ano, através do conceito de “rating” – que combina resultados a partir de índices e gera uma nota final.
Para chegar ao resultado, o estudo fez testes usando os demonstrativos financeiros dos clubes nos últimos 12 anos. Os índices que embasam a nota foram definidos a partir do monitoramento dos gastos das equipes, endividamento e também os investimentos realizados.
Basicamente, a avaliação levou em conta se as despesas foram compatíveis com as receitas, se o endividamento é compatível com a capacidade de pagamento e se os investimentos realizados estiveram dentro das possibilidades de cada time.
Nos ratings do Relatório Convocados, apenas o Flamengo foi avaliado como “AAA”, a métrica mais alta possível. Receberam o “AA” somente Athletico-PR e Red Bull Bragantino.
O Palmeiras, que tem rivalizado com o Flamengo dentro de campo e também apontado como exemplo de gestão fora dele, recebeu nota “A”, a terceira mais alta. Cuiabáe Grêmio também tiveram essa avaliação.
Em seguida, todos os demais clubes receberam sinal de alerta, com notas C ou D. O Corinthians, por exemplo, com dívida próxima a R$ 2 bilhões (mas faturamento próximo a R$ 1 bi em 2023), recebeu “C”, mesmo rating do rival São Paulo e também Fortaleza e Goiás.
Os outros 10 times da elite do Brasil em 2023 ficaram com a avaliação mais baixa possível no relatório, “reprovados” com a nota D. Nesse grupo estão, por exemplo, a maioria dos clubes que se tornaram SAFs, como Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e Vasco.
Além dos quatro, também receberam a avaliação negativa: América-MG, Bahia, Coritiba (três que também viraram SAF), Fluminense, Internacional e Santos (que acabou rebaixado em 2023).
O ‘rating’ das finanças dos clubes do Brasil
- Flamengo: AAA
- Athletico-PR: AA
- Red Bull Bragantino: AA
- Cuiabá: A
- Grêmio: A
- Palmeiras: A
- Corinthians: C
- Fortaleza: C
- Goiás: C
- São Paulo: C
- América-MG: D
- Atlético-MG: D
- Bahia: D
- Botafogo: D
- Coritiba: D
- Cruzeiro: D
- Fluminense: D
- Internacional: D
- Santos: D
- Vasco: D
ESPN