Calleri definiu o time atual do SPFC como um time que joga com raça. Isso é uma coisa boa, mas não basta para grandes conquistas, já que a técnica é fundamental. Dentro do BR o tricolor está entre os melhores na tabela de classificação, mas distante 8 pontos do primeiro colocado, ou seja, a distância é grande para apenas um turno. O quarto colocado tem apenas 2 pontos a mais do que o SPFC e é sempre considerado um dos favoritos. Por este ângulo o time não está ruim, ao contrário.
Fui olhar os resultados obtidos pelo mais querido neste BR contra os primeiros colocados e não vi muita coisa boa. Considerando apenas os jogos dentro de casa o tricolor empatou com Botafogo e Palmeiras. Venceu o Cruzeiro, perdeu para o Fortaleza e venceu o time reserva do Flamengo. Por outro lado, Zubeldia tem 68% de aproveitamento dos pontos considerando todos os jogos sob seu comando, número bom na opinião de todo mundo. Analisando um pouco mais de perto as campanhas, os dois primeiros colocados possuem números de gols sofridos e marcados bem melhores do que tem o SPFC, isso talvez reflita a técnica.
A hora da verdade está chegando. Primeiro vem a decisão contra o Goiás fora de casa. O resultado importa, mas a forma como nosso time enfrentará o adversário vai dizer muito. Em seguida virá um confronto ainda mais importante pela Libertadores, jogos que até aqui serão os mais importantes do ano. Mesmo o clube uruguaio não vivendo seus melhores dias trata-se de jogo de liberta, e estes jogos são sempre de vida ou de morte para todo mundo. Vejo estes 3 próximos jogos eliminatórios como uma amostra da força que tem o SPFC neste momento. O time vai ganhar o reforço do Marcos Antônio no meio de campo e isso é importante. Tudo indica que este será o único reforço importante para estes jogos. O Thiago Mendes ainda tenta sua liberação para vir defender as cores do tricolor paulista, assim como o argentino Pol Fernadez. A posição de segundo volante é muito importante no futebol, este jogador é responsável por sair com a bola de trás e de também marcar o adversário. O Bobadilla é ainda um jovem em crescimento no esporte, não é um talento que muda uma partida como são Alisson, Luiz Gustavo e Pablo Maia por exemplo. Tomara o Marcos consiga ser esta peça no meio de campo.
Para muitos analistas o Liziero vai ganhar a posição do Bobadilla. Como já escrevi aqui, ele tem talento, mas nunca conseguiu se firmar. Espero que os anos vividos fora do clube tenham feito bem a ele. A maturidade pode ajudar. Eu não conheço o futebol do Marcos Antônio, mas como estava sendo disputado com o Flamengo, acho que deve jogar mais bola do que Liziero. Torço pelos dois.
Sobre o jogo de hoje o assunto é a escalação, se poupa alguém que costuma iniciar as partidas ou se não poupa. Eu penso que com os dias a mais de descanso desta semana deve entrar todo mundo, talvez Lucas no banco com Rato na direita e Luciano no meio. O Luiz Gustavo é uma preocupação por já ter certa idade e estar jogando todas por falta de opção. Arboleda poderia dar lugar a Ferraresi? Penso que estas trocas serão feitas para o jogo de domingo em casa, inclusive com André no lugar do Carelli e outras trocas, como Igor no lugar do Rafinha se for possível. Assim, o time que mais entra em campo começaria as duas partidas das copas, hoje contra o Goiás e depois contra o Nacional em Montevideu.
Salve o tricolor paulista, o clube da fé.
Carlito Sampaio Góes