Eder Traskini
Do UOL, em São Paulo (SP)
Calleri comemora gol marcado pelo São Paulo contra o Nacional, pela Libertadores
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
O São Paulo venceu o Nacional por 2 a 0 na noite desta quinta-feira (22), no MorumBIS, e avançou para as quartas de final da Copa Libertadores da América. O primeiro jogo terminou empatado por 0 a 0 no Uruguai.
Os gols foram marcados por Bobadilla e Calleri. O paraguaio anotou no meio do primeiro tempo, e o argentino fez de cabeça com um minuto da segunda etapa.
Calleri voltou a ser decisivo com gol e assistência, mas não só isso. O centroavante criou o espaço para Bobadilla abrir o placar com uma movimentação inteligente e um pivô de manual.
Zubeldía escalou Lucas pela esquerda do ataque, como Carpini já tinha feito no início do ano. Foi a alternativa do treinador à lesão de Ferreira.
O adversário das quartas de final será o Botafogo, que eliminou o Palmeiras na quarta (21). O Tricolor terá a vantagem de decidir em casa por causa da melhor campanha na primeira fase.
Os jogos estão previamente agendados para as semanas dos dias 18 e 25 de setembro. Dias exatos e horários ainda serão definidos pela Conmebol.
Calleri decide com gol, assistência e movimentação
O São Paulo mais uma vez teve em Calleri seu fator decisivo. O camisa 9 não só deu a assistência para o primeiro gol de Bobadilla, ele criou o espaço para que o paraguaio pudesse carregar a bola. Calleri saiu da área para o pivô e puxou a marcação com ele, Bobadilla se aproveitou do espaço e finalizou com rara felicidade.
Logo no início do segundo tempo foi a vez do centroavante deixar sua marca. Não ‘tocaram nele’, mas cruzaram, o que funciona tão bem quanto para o ótimo cabeceador que o camisa 9 é. Rato mandou na cabeça de Calleri, que, livre, mandou para as redes sem dificuldades.
Zubeldía encontrou em um desenho que Carpini já tinha testado no início do ano a solução para o Tricolor jogar sem Ferreira: Lucas na esquerda. O camisa 7 teve liberdade para flutuar, mas tinha responsabilidades de ocupar o setor na fase ofensiva e defensiva. Rato, que entrou na direita, deu mais uma assistência e provou ser outro acerto do treinador.
Lances Importantes
Pra fora! Aos 28, o São Paulo teve a primeira chance com Luciano. Welington recebeu pela esquerda e cruzou para a entrada da área. O camisa 10 virou o voleio bonito, mas a bola subiu demais e foi por cima do gol.
1×0. Aos 30, Alan Franco encontrou passe rasteiro para Calleri, que saía da área para fazer o pivô. Ele deixou de primeira para Bobadilla e puxou a marcação para abrir uma buraco na defesa. O paraguaio avançou com ela dominada, invadiu a área e acertou lindo chute de esquerda no ângulo.
Quase! No lance seguinte ao gol, o São Paulo foi para o abafa empurrado pelo MorumBIS inteiro. Em jogada pela direita, a bola ficou com Calleri, que brigou com dois marcadores antes de conseguir finalizar rasteiro para boa defesa do goleiro.
Mejía! Aos 38, Lucas arriscou chute colocado de fora da área, mas o goleiro do Nacional foi lá em cima e deu um tapa para jogar para escanteio.Continua após a publicidade
2×0. No primeiro lance do segundo tempo, Wellington Rato recebeu pela direita, ajeitou para a canhota e cruzou com maestria para a movimentação perfeita de Calleri. Sozinho, o camisa 9 cabeceou fácil para o fundo das redes.
Briga paralisa jogo. Logo após o gol são-paulino, a torcida do Nacional entrou em conflito. A polícia teve que intervir, e os uruguaios arremessaram assentos do MorumBIS contra os escudos policiais. O jogo ficou paralisado por quase dez minutos até a situação ser contida.
Na trave! Em ligação direta do goleiro, Pereyra pegou casquinha do ataque e arriscou da intermediária. A bola quicou no gramado e acertou a trave de Rafael. Ela ainda voltou para o camisa 10, que pressionado acabou finalizando por cima.
Rafael! Nico López percebeu o goleiro do São Paulo adiantado em cobrança de falta e tentou surpreender, mas Rafael se recuperou bem e fez boa defesa.
Susto. Já perto do fim do tempo regulamentar, Izquierdo desabou sozinho no gramado. Seus companheiros começaram a chamar a ambulância desesperadamente, e o veículo entrou rapidamente no gramado para realizar o atendimento. O jogador deixou o estádio de ambulância sob aplausos e foi substituído via protocolo de concussão por Velazquez.
Ficha Técnica
São Paulo 2 x 0 Nacional (URU)
Copa Libertadores da América 2024 – Oitavas de final
Data: 22/08/2024 (quinta-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: MorumBIS, em São Paulo-SP
Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Assistentes: Alexander Guzman e Roberto Padilla (COL)
VAR: Jhon Perdomo (COL)
Amarelos: Luiz Gustavo e Marcos Antônio; Báez e Lozano
Gols: Bobadilla (28’/1ºT) e Calleri (1’/2ºT)
Público: 60.032
Renda: R$ 5.790757,50
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Wellington Rato (Nestor), Luciano (Marcos Antônio) e Lucas (André Silva); Calleri. Técnico: Zubeldía.
Nacional: Mejía; Lozano, Coates (Izquierdo [Velazquez]), Polenta e Báez; Oliva, Sanabria (Nicolás Rodríguez) e Castro (Pereyra); Galeano, Zabala (Nico López) e Bentancur (Herazo). Técnico: Martín Lasarte