ESPN.com
O técnico Edgardo Bauza terá 15 problemas para administrar no São Paulo. Essa é a quantidade de jogadores que poderão desfalcar o time na partida desse domingo, contra o Cruzeiro, no estádio do Mineirão. O número cresceu com a convocação de Paulo Henrique Ganso para a Seleção Brasileira e com a lesão sofrida por Wesley na derrota por 1 a 0 para o Figueirense, na quarta-feira, no estádio Orlando Scarpelli.
Ganso soube que disputará a Copa América Centenário pouco antes do duelo com os catarinenses. Ele substituirá o lesionado Kaká no torneio que começa nessa quinta-feira e se estende até o próximo dia 26, nos Estados Unidos. Caso o Brasil avance até a final, o camisa 10 desfalcará o São Paulo em ao menos seis jogos do Campeonato Brasileiro.
Preocupa também a situação de Wesley, que deixou o gramado com apenas 14 minutos de jogo. Ele foi substituído por João Schmidt ao sentir um problema muscular. O atleta, que havia se tornado titular devido à lesão de Hudson, havia brincado com os jornalistas no início da semana sobre a insistência de Bauza em preservar os jogadores que emendam uma sequência grande de partidas. Ele disse que fugiria dos fisiologistas para não perder a vaga no time principal.
Exames marcados para essa quinta-feira mostrarão a gravidade da lesão e definirão um prazo para o atleta voltar à equipe. Além de Hudson, já apresentavam problemas de ordem médica Michel Bastos, Carlinhos, Wilder Guisao, Mateus Caramelo e Breno. O zagueiro Maicon, com um desconforto muscular, foi desfalque contra o Figueirense e segue como dúvida. Já o defensor Lyanco, internado em um hospital com amigdalite, não deverá reunir condições de ir a campo.
Também serão desfalques o zagueiro Rodrigo Caio e o lateral esquerdo Mena, que, assim como Ganso, disputarão a Copa América Centenário pelo Brasil e Chile, respectivamente. O argentino Calleri viajou à Itália para resolver pendências burocráticas com o passaporte e só voltará a São Paulo no sábado. Como não participará dos treinos, o atacante corre o risco de ficar fora do jogo em Belo Horizonte, mas deverá ser colocado por Bauza no banco de reservas.
O Patón poderá sofrer mais desfalques durante os treinos marcados para o restante da semana. Diego Lugano, de 35 anos, atuou durante os 90 minutos dos dois últimos jogos e terá o desgaste físico analisado pelo departamento médico antes de ser relacionado para a partida. O volante Thiago Mendes, substituído por cansaço no segundo tempo do duelo com o Figueirense, é outro que precisará recuperar o condicionamento para enfrentar o Cruzeiro.
Uma certeza é que o São Paulo que irá ao Mineirão não se parecerá em nada com o time ideal que Bauza tem em mente. A paralisação da Copa Libertadores, portanto, veio a calhar para a comissão técnica do Patón. A meta dos tricolores é aproveitar o mês de junho para recuperar a maior parte dos jogadores combalidos. Por conta da Copa América Centenário, as semifinais contra o Atlético Nacional-COL estão marcadas só para os dias 6 e 13 de julho.