Dividido entre o Brasileiro e mata-matas, São Paulo se segura no G-6 há 14 rodadas

18

Tricolor é o quinto colocado, longe do líder, mas na briga por vaga direta na Libertadores do ano que vem

O técnico Luis Zubeldía tem conseguido com o São Paulo algo que seus antecessores mais recentes não conseguiram: manter a equipe na parte mais alta da tabela do Brasileirão enquanto se divide com as fases finais de outros torneios.

Mesmo disputando as quartas de final da Conmebol Libertadores e de ter sido eliminado na Copa do Brasil apenas há pouco mais de uma semana, o São Paulo se mantém no G-6 há 14 partidas, desde que venceu o Bahia por 3 a 1, em casa, pela 13ª rodada.

Nesse período, conseguiu avançar até a quarta colocação após as rodadas 15 e 17, mas não além disso.

A equipe, que neste domingo recebe o Internacional no Morumbis, às 18h30 (de Brasília), pela 27ª rodada, hoje é a quinta colocada do Brasileiro, com 44 pontos.

Publicidade

O São Paulo está a um ponto do Flamengo, o quarto, mas a nove do Botafogo, que lidera a competição – há um risco de cair para a sétima posição nesta rodada, caso perca e Bahia e Cruzeiro vençam suas partidas.

Zubeldía tem conseguido manter a equipe nesta faixa da classificação mesmo utilizando reservas em jogos que antecedem partidas de mata-mata – o que deve se repetir neste domingo, contra o Inter, já que o clube encara o Botafogo, quarta, pela Libertadores.

Nos dois últimos anos, quando o São Paulo priorizou as copas (Sul-Americana, em 2022, e a do Brasil, ano passado), o time caiu na classificação do Brasileiro. Neste ano, voltou à Libertadores por ter vencido a Copa do Brasil em 2023, já que terminou o Nacional apenas em 11º.

Ajudou Zubeldía o fato de as copas terem sido interrompidas entre o final de maio e o de julho, quando o São Paulo disputou 14 partidas seguidas pelo Brasileiro – venceu seis, perdeu quatro, empatou quatro.

Os reservas também têm conseguido bons resultados. Nas cinco partidas com time misto, o São Paulo venceu três.

Fora da Copa do Brasil por ter sido eliminado pelo Atlético-MG nas quartas, o Tricolor ainda sonha com o título da Libertadores. Para chegar às semifinais, precisa vencer o Botafogo, quarta, em casa, depois de empatar sem gols no Rio. Nova igualdade leva a definição para os pênaltis.

No Brasileiro, os quatro melhores que ainda não tenham se classificado para a Libertadores conquistam vaga na fase de grupos do torneio do ano que vem. O quinto e o sexto jogam as fases preliminares.

Globo Esporte