Tricolor foi eliminado por Atlético-MG e Botafogo de copas do Brasil e Libertadores; falhas nos jogos de mata-mata selaram sorte do clube em 2024
O São Paulo caiu nas quartas de final da Conmebol Libertadores, na última quarta, ao ser superado pelo Botafogo, nos pênaltis, no Morumbis. Antes, no início de setembro, já tinha sido eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-MG.
Nessas duas quedas, ambas pelas quartas de final de cada competição, o São Paulo cometeu erros que lhe custaram vagas nas próximas fases. Foram gols desperdiçados em chances claras, falhas defensivas e pênaltis perdidos.
Relembre os lances:
Gol perdido por Lucas
No jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, em casa, Lucas teve a chance de colocar o São Paulo na frente do Atlético-MG. O meia, porém, errou uma cabeçada de dentro da pequena área.
Escorregão de Luciano
Era um escanteio a favor do São Paulo, no fim do jogo de ida contra o Galo. No rebote, Luciano, ao tentar dominar, escorregou, e o Atlético-MG partiu em contra-ataque. Scarpa sofreu falta na intermediária e, na cobrança, Battaglia marcou de cabeça o gol da vitória atleticana. Na volta, o 0 a 0 colocou os mineiros na semifinal.
Calleri perde gol
O São Paulo foi dominado pelo Botafogo no jogo de ida das quartas da Libertadores, no Rio, e praticamente não criou chances. A que criou, porém, contou com uma finalização errada de Calleri, sozinho.
Luiz Gustavo perde a bola
O experiente volante tentou dominar a bola na intermediária, mas vacilou e perdeu para Savarino. O venezuelano partiu para a área, cruzou, Rafael afastou mal, e Almada completou de cabeça para abrir o placar para o Botafogo, no jogo da volta da Libertadores.
Lucas erra pênalti
No Morumbis, na volta, o Botafogo mais uma vez foi melhor no primeiro tempo e saiu na frente. No fim da primeira etapa, o árbitro, após recomendação do VAR, marcou pênalti para o São Paulo num lance confuso em que a bola teria batido na mão de Barboza. Lucas, que tinha acertado todos os pênaltis que bateu no ano, errou.
Calleri perde outro gol
O camisa 9 teve outra boa chance para marcar contra o Botafogo, no segundo tempo no Morumbis, quando o São Paulo perdia por 1 a 0. Aos 15 minutos, Luciano bateu cruzado da esquerda, a bola passou por todo mundo, e ficou no jeito para Calleri, na segunda trave. Ele mandou para fora. O atacante depois faria o gol de empate, aos 42 minutos.
Heróis e vilões
Calleri foi quem fez o gol que levou a decisão contra o Botafogo para os pênaltis. Rodrigo Nestor foi o autor do gol que deu o título da Copa do Brasil ao time, no ano passado. Ambos erraram suas cobranças na disputa de penalidades, quarta, e o São Paulo foi eliminado por 5 a 4.
Globo Esporte