Com antecipação do Campeonato Paulista, Tricolor terá dois cenários possíveis: um com classificação direta para Libertadores e outro com vaga na fase prévia do torneio
Mesmo com a antecipação do início do Campeonato Paulista de 2025 para o dia 15 de janeiro, a diretoria do São Paulo confirmou na noite desta terça-feira a sua presença na FC Series, nos Estados Unidos. A afirmação foi feira pelo presidente Júlio Casares em conversa com jornalistas.
O dirigente garantiu ainda que o clube colocará em campo seus titulares no Paulistão. O regulamento de 2025 prevê a inscrição de 30 jogadores na lista A, quatro a mais do que nos últimos anos. Além disso, é possível escalar até 10 jogadores ao mesmo tempo da Lista B, composta por jovens da base.
– Não existe (a possibilidade de iniciar o Paulistão com reservas). O São Paulo vai jogar com o que tiver de melhor, nós conseguimos uma alternativa de que se o São Paulo for para fase de grupos da Libertadores ele adia uma rodada e joga dia 19. Vamos tentar antecipar um pouco a nossa viagem para aproveitar essa pré-temporada, mas claro que foi desconfortável, porque você anunciar uma mudança radical em novembro para janeiro – disse Casares, no sorteio dos grupos do Paulistão.
– Acho que calendário é bom discutir, mas quando falamos de planejamento é algo para o futuro. Nos pegou de surpresa, foi uma coisa de cima para baixo, mas vamos lutar. Foi melhor. Eles estavam falando em começar dia 8 – completou o presidente.
Caso não consiga classificação direta para fase de grupos, o São Paulo terá de pensar uma outra alternativa para a pré-temporada, que, segundo Casares, está confirmada em qualquer cenário.
Pela programação inicial, o São Paulo disputará duas partidas pela FC Series. A primeira contra o Cruzeiro, em Orlando, no dia 15. A segunda, ainda sem rival anunciado, no dia 19, no Chase Stadium, casa do Inter Miami. A delegação embarcaria no dia 8 de janeiro, mas tentará antecipar a viagem.
A mudança no cronograma dependerá de uma adaptação logística em voos e hospedagem.
Apesar da insatisfação com o calendário, Casares destacou mudanças nas regras de inscrições de atletas para o próximo Campeonato Paulista.
– O São Paulo conseguiu essa alternativa, graças ao entendimento dos presidentes, da Federação, de clubes. Vamos inscrever até 30 atletas, aumentamos um pouco a lista B. Houve uma compreensão. Temos de ter respeito pelos clubes e hoje foi demonstrado isso. Vamos ter de nos adequar, vamos antecipar nossa logística, mas vamos fazer de tudo para chegar aqui com dignidade e estrear com o melhor que teremos – explicou.
Casares também foi questionado sobre a possibilidade de os brasileiros não terem mais vagas na fase preliminar da Libertadores, apenas na fase de grupos. Essa alternativa foi pedida pela CBF para a Conmebol nesta terça-feira.
– Regra posta é regra posta. Se tem a previsão de Pré-Libertadores, você não pode suprimir. Você pode suprimir para o outro ano. É esse tipo de coisa que não entendemos. Você correr atrás de um remendo. Veja bem, e os clubes que estão disputando uma Pré-Libertadores? Vamos lutar pela fase de grupos, mas podemos ir para a pré-Libertadores, assim como muitos estão lutando. Aí, essa meta acaba? Na fase final do campeonato. Está precisando de um pouco mais de serenidade com um pouco mais tempo. Se for discutido no tempo certo, vamos discutir com antecedência, mas nesse ano sou contra.
Fonte: Globo Esporte