Jogadores atuaram juntos na seleção brasileira; camisa 7 será titular no clássico na Vila Belmiro
Santos e São Paulo se enfrentam neste sábado, às 20h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela sexta rodada do Paulistão, no clima do retorno de Neymar, que voltou ao rival, mas ainda não estreia.
Espectador na festa, o Tricolor viveu em 2023 expectativa parecida ao que vive o santista agora, no retorno de Lucas Moura depois de 11 anos longe do clube do Morumbis. Desde então, o camisa 7 fez 70 jogos pelo Tricolor, ficando a apenas dois da marca das 200 partidas pelo clube.
Se no caso de Neymar a promessa de retorno ficou registrada num quadro com a frase “eu vou, mas volto”, no caso de Lucas o compromisso de volta foi assumido nos microfones na noite do adeus, durante as comemorações do título da Copa Sul-Americana de 2012, aos 20 anos.
– Podem ter certeza que cada um de vocês vai estar dentro do meu coração. E o São Paulo principalmente, pois eu amo esse clube. Esse título é pra vocês, e um dia eu quero voltar a vestir essa camisa maravilhosa e comemorar muitos títulos – disse ele, na noite de dezembro de 2022.
Negociado com o PSG por 108 milhões de reais, Lucas ficou na França até a temporada 2017/2018 e depois partiu para o Tottenham, da Inglaterra, até abril de 2023.
Seduzido pela diretoria, pelos torcedores e convencido pelos familiares de que era hora de voltar ao Brasil, Lucas chegou ao clube em agosto de 2023 e, menos de 50 dias depois, foi campeão da Copa do Brasil. O contrato de seis meses, como é o de Neymar, virou de três anos e meio.
– Eu saí do São Paulo, mas o clube permaneceu dentro de mim. Sempre acompanhei o clube na medida do possível. Vivi a parte de torcedor. O São Paulo sempre esteve no meu coração, tenho um carinho especial e sempre recebi muito carinho nas redes sociais. Acompanhei o time no Morumbi quando estive de férias. Estou feliz de ter essa sensação de novo, animado com o retorno, para pisar no Morumbi. É bacana essa identificação – disse ele, em sua apresentação oficial.
Os números da volta
Lucas Moura deixou o São Paulo com 128 partidas disputadas e 33 gols marcados entre as temporadas de 2010, 2011 e 2012. Agora, já são 198 jogos, o último deles na vitória por 3 a 1 contra o Corinthians, quando marcou dois gols, decidiu a partida e chegou a 52 marcados pelo Tricolor.
Em sua segunda passagem, portanto, já foram 70 partidas disputadas e 19 gols: três em 2023, 14 em 2024 e os dois do clássico contra o Corinthians nesta temporada.
Além do título da Copa do Brasil, Lucas venceu a Supercopa em janeiro do ano passado, mas sem entrar em campo por conta de uma lesão. Em entrevistas, o camisa 7 costuma colocar a Conmebol Libertadores como seu maior sonho dentro do São Paulo.
Na última semana, Lucas falou sobre a volta de Neymar ao futebol brasileiro. Os dois foram companheiros de seleção brasileira.
– Tenho certeza que ele vai reencontrar a alegria de jogar futebol, um carinho enorme. Vai abrilhantar ainda mais nosso futebol – declarou à Cazé TV.
Fonte: Globo Esporte