Zagueiro só disputou três dos oito jogos do Tricolor no Campeonato Paulista
Alan Franco, um dos principais jogadores do São Paulo na temporada passada, perdeu espaço em 2025 e tem sido muito pouco utilizado pelo técnico Luis Zubeldía, enquanto espera por uma renovação contratual. O zagueiro disputou apenas três das oito partidas do Tricolor no Campeonato Paulista.
Neste início de temporada, Alan Franco viu seu concorrente Sabino ganhar espaço e a vaga como titular do Tricolor. Na reta final de 2024, os dois já se revezaram ao lado de Ruan e Arboleda no time principal. Agora, em 2025, porém, o zagueiro argentino só entrou em campo três vezes, enquanto seu concorrente foi utilizado outras cinco.
Recentemente, o técnico Luis Zubeldía justificou a escolha para a zaga. Segundo o treinador, Alan Franco e Sabino têm características diferentes e, portanto, jogarão em partidas diferentes. Publicamente, ele preferiu não definir quem é o titular.
– São dois zagueiros diferentes. O Alan é de muito duelo, de perseguição. Para o momento de hoje (contra o Mirassol, jogo em que Sabino falhou), um zagueiro como o Alan pode ser mais eficiente, mas longe de pensar que por uma má atuação ou por um momento posso abrir mão de um jogador. Como falei, nós evoluímos muito – explicou o treinador.
Dentro de campo, porém, Sabino tem sido a preferência de Zubeldía.
Alan Franco foi titular duas vezes em partidas nas quais o treinador utilizou os principais jogadores do elenco, contra Guarani e Corinthians, em sequência. Depois, porém, ficou fora do clássico contra o Santos por causa de desgaste muscular e só jogou novamente quando o São Paulo atuou apenas com reservas, na derrota para o Bragantino.
No ano passado, Alan Franco foi um dos símbolos do Tricolor sob o comando de Luis Zubeldía. Pouco utilizado com Thiago Carpini no Campeonato Paulista, o zagueiro ganhou espaço assim que o interino Milton Cruz assumiu, enquanto o treinador argentino negociava sua chegada ao Morumbis.
Depois, Alan Franco só perdeu a vaga entre os titulares por questões físicas. No fim da temporada, revezou com Sabino. Ao todo, em 2024, o defensor entrou em campo 44 vezes, sendo um dos pilares do São Paulo na busca por uma vaga na Libertadores de 2025.
Nesta temporada, porém, o zagueiro perdeu prestígio – ao menos até agora. Ele está, inclusive, em seu último ano de contrato. O atual vínculo vai apenas até o fim de 2025, e o São Paulo confia que vai conseguir renová-lo sem grandes problemas.
Fonte: Globo Esporte